Comissão Permanente de Políticas de Animais nos Campi da UFMG realiza levantamento interno de fauna silvestre

Comissão Permanente de Políticas de Animais nos Campi da UFMG realiza levantamento interno de fauna silvestre

As áreas florestadas da UFMG são povoadas por uma diversidade de espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos que podem ser avistados, frequentemente, nas unidades e nos mais diferentes espaços da Universidade. Em entrevista a TV UFMG, integrantes da Comissão Permanente de Política de Animais nos Campi falam sobre o atual levantamento de fauna, em desenvolvimento nos campi Pampulha e Saúde.

O professor da Escola de Veterinária da UFMG Marcelo Pires Nogueira de Carvalho é integrante da Comissão e explica que o termo “levantamento” é utilizado por não se tratar de um censo, uma vez que não é possível quantificar o número de indivíduos de cada espécie encontrada nos campi, e que mapeá-los permitirá a Comissão desenvolver ações para o bem-estar de diferentes populações que convivem nesses espaços, contribuindo para a promoção de relações saudáveis com a comunidade acadêmica.

Além do levantamento de fauna, a Comissão Permanente de Política de Animais nos Campi desenvolve uma política de manejo que tem como objetivo reduzir o abandono de animais domésticos nos espaços da Universidade, combater maus-tratos e evitar que o contato entre espécies silvestres e domésticas seja conflituoso. As ações são desenvolvidas sob a ótica do respeito à Lei de Crimes Ambientais, que preconiza que abandono e maus-tratos de animais, silvestres ou domésticos, são crimes.

Os animais silvestres feridos são acolhidos e tratados pelo Hospital Veterinário da UFMG e a Comissão também realiza o monitoramento ambiental, com recolhimento de carcaça e biópsia para vigilância sanitária, com o fim de evitar a disseminação de possíveis doenças.

Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.