TURISMO exploracao 1014761 1200x800

Como a indústria do turismo explora animais selvagens e o que você pode fazer para acabar com isso

Tradução de Roberta M Bordin

Eu tive o privilégio e o prazer de encontrar leões e tigres em seu habitat natural, e foi difícil não ficar intimidado e honrado com tal experiência. Mas eu também já vi filhotes de leões, com 6 semanas de idade, tirados de suas mães e acariciados implacavelmente por 100 a 150 turistas ansiosos por dia, interessados em conseguir aquela selfie interessante.

Tigres são treinados para andar na corda bamba em espetáculos bizarros, explorando sua agilidade e encanto naturais para entretenimento do público. A força controlada dos elefantes é mal utilizada para fazer massagens nos visitantes pagantes ou jogar dardos em bexigas. E orangotangos são brutalmente forçados a agredir outros de sua espécie em uma luta de boxe – aplaudidos por homens, mulheres e crianças que apoiam seu “lutador” escolhido.

Os maus-tratos começam antes da performance

Eu tenho certeza de que o público não torceria e nem aplaudiria se soubesse quão brutal é o regime de treinamento, a ponto de engajar orangotangos em rotinas tão antinaturais. O fato de realizarem essas “performances” os rouba de seu poder e majestade, enquanto são obrigados a aguentar uma vida maçante e desmotivada em cativeiro.

TURISMO exploracao orangutans dressed up at show blurred

Outros visitantes parecem não saber que os leões e tigres que eles acariciam com tanta felicidade, com os quais tiram fotos, e os elefantes e orangotangos que se apresentam em espetáculos são todos explorados desde o nascimento, puramente para lucro.

Na Tailândia, as pessoas estão pagando 700 baht (US$20) para acariciar um filhote de tigre e capturar aquele “momento especial” com estes animais – desconhecendo o custo real. Porém, os proprietários destes tipos de estabelecimento estão bem cientes do que estão fazendo e aproveitam-se dessa ignorância não intencional para gerar lucro. Estamos espalhando o conhecimento sobre estes maus-tratos para que os turistas possam tomar decisões informadas.

Como um investigador, eu sou treinado para agir disfarçado, neste caso específico, como turista. Portanto, para poder me misturar, eu tive que assistir aos shows com algum certo nível de “entusiasmo”, assim como os outros turistas.

Não são apenas leões, tigres e elefantes que estão sujeitos a essa crueldade. Eu recentemente estive em espetáculo de boxe entre orangotangos, e isso realmente me testou.

Assistir a dois orangotangos usando de violência foi ruim o suficiente, mas observar orangotangos seminuas rodando de forma sexualmente sugestiva ao lado de um ringue de boxe, foi uma das coisas mais perturbadoras que eu já vi na vida. Leia a postagem no meu blog de orangotangos para saber mais sobre o que estes animais inteligentes são forçados a fazer.

Ajude-nos a dar um fim à crueldade contra a vida selvagem

É incrivelmente triste ouvir e ver como a vida selvagem é tratada na indústria do turismo. Mas, trabalhando juntos para construir um movimento global e auxiliar turistas e agências de viagem no combate à exploração da vida selvagem, podemos proteger os animais selvagens e dar um fim ao seu sofrimento.

TURISMO exploracao wild elephants tripadvisor

O TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo, lucra com a crueldade contra os animais selvagens. Sua influência na indústria do turismo é imensa – eles poderiam ajudar a terminar com o sofrimento da vida selvagem, mas ao invés disto, eles contribuem.

Exija hoje que o TripAdvisor pare de promover e de vender ingressos para atrações turísticas cruéis relacionadas à vida selvagem. Assine nossa petição.

Fonte One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.