Companhia aérea providencia troca de avião para possibilitar transporte do “leão mais solitário do mundo”

Companhia aérea providencia troca de avião para possibilitar transporte do “leão mais solitário do mundo”
Imagem: Qatar Airways, em cena do vídeo apresentado abaixo

A Qatar Airways Cargo informa que, depois de suportar cinco anos de isolamento, abandonado em um jardim zoológico armênio, Ruben, conhecido como o leão mais solitário do mundo, embarcou em uma jornada de reabilitação em Free State, na África do Sul, graças aos esforços de colaboração da Defensores Internacionais dos Animais (ADI – Animals Defenders International) e da companhia aérea.

Ruben, que foi deixado para trás quando o zoológico particular fechou, sofreu em uma pequena cela de concreto sem contato com outros leões. O final feliz de Ruben esteve em risco quando a ADI não conseguiu encontrar um voo adequado para ele saindo da Armênia.

A Qatar Airways Cargo orquestrou uma viagem de 8.200 milhas (13.200 km) para o leão de 15 anos, incluindo a alocação de uma aeronave de passageiros da Qatar Airways que possibilitasse o embarque da caixa do animal no porão. Ele chegou a Joanesburgo, na África do Sul, a bordo de um Airbus A350-900, conforme as imagens do vídeo apresentado abaixo.

Com isso, agora, ele está redescobrindo sua voz e confiança enquanto percorre o Santuário de Vida Selvagem da ADI. Segundo a empresa, apesar dos desafios físicos decorrentes dos anos de cativeiro, a resiliência e a determinação de Ruben brilham, oferecendo esperança para a sua notável recuperação.

Elisabeth Oudkerk, vice-presidente sênior de vendas de carga e planejamento de rede da Qatar Airways Cargo, disse:

“Estamos comprometidos em preservar a vida selvagem e as espécies ameaçadas de extinção, por isso lançamos nossa iniciativa WeQare Capítulo 2: ‘Rewild the Planet’ em 2020. Prometemos retornar a vida selvagem e as espécies ameaçadas de volta ao seu habitat natural, gratuitamente, e continuaremos a fazê-lo.

Quando a ADI nos abordou e explicou a triste história do Ruben, soubemos imediatamente que tínhamos que ajudá-los. Há muita logística envolvida na movimentação de animais como o Ruben; desde a logística nos aeroportos envolvidos, o processo de carregamento e descarregamento dos animais da aeronave, até a garantia de que as gaiolas corretas e o bem-estar dos animais estejam no local.

É preciso muito esforço da nossa equipe para organizar esse transporte – mas é algo de que todos temos muito orgulho de fazer parte, sabendo que ajudamos a retribuir ao nosso planeta.”

Jan Creamer, presidente da Animals Defenders International acrescentou:

“Ruben estava realmente em apuros até que a Qatar Airways Cargo se apresentou. A ADI financiava os seus cuidados na Armênia desde dezembro e tememos que ele pudesse ficar preso lá quando não conseguimos encontrar voos para ele.

Então entrou em cena a iniciativa ‘WeQare’ da Qatar Airways Cargo, alocando uma aeronave maior, com portas de porão grandes o suficiente para a caixa de Ruben, para a rota regular de passageiros saindo de Yervan. Estamos muito gratos à Qatar Airways Cargo por todo o seu apoio na ajuda para levar Ruben para a África do Sul.

Ver o Ruben caminhar pela relva pela primeira vez, ouvir as vozes da sua espécie, com o sol africano nas costas, levou-nos a todos às lágrimas.”

O programa de sustentabilidade WeQare da Qatar Airways Cargo consiste em uma série de capítulos focais baseados em quatro pilares principais: meio ambiente, sociedade, economia e cultura. É um esforço consciente para criar um impacto mais positivo na indústria e no mundo.

O Capítulo 2 – Rewild the Planet incentiva a preservação do equilíbrio ecológico, oferecendo transporte gratuito para organizações envolvidas no retorno de animais selvagens ao seu habitat natural.

Por Murilo Basseto

Fonte: Aeroin

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.