ConAnimal já tem quase 3 mil assinaturas para projeto contra fogos com ruído em Concórdia, SC

ConAnimal já tem quase 3 mil assinaturas para projeto contra fogos com ruído em Concórdia, SC

A exemplo do que já ocorre em outras cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, e Erechim, Concórdia poderá ter, a partir de 2020, uma lei que visa proibir o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifícios de efeito sonoro ruidoso no município. A proposta é encabeçada pela ONG ConAnimal, que elabora um abaixo-assinado na cidade, desde outubro.

O projeto prevê a proibição em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. Se aprovada a proposta, a utilização dos equipamentos após a lei sujeitará os responsáveis a punições e multas que serão estabelecidas pelo Poder Executivo. A aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança de multas ficará a cargo dos órgãos competentes do Poder Executivo Municipal. 

A proposta visa coletar três mil assinaturas, conforme explica a presidente da ONG, Alessandra Zatt. O objetivo é continuar com o espetáculo visual. A ação começou no mês de outubro. Até agora a equipe já conta quase três mil assinaturas. Visando conseguir mais apoio, o grupo intensifica o trabalho no comércio local e em eventos com divulgação.

Depois disso, o material será encaminhado para a Câmara de Vereadores, onde haverá votação. A ideia é que isso ocorra no início do próximo ano, segundo Alessandra. Ela dá mais detalhes. “Quem tiver interesse em aderir ao nosso abaixo-assinado, é só ir ate um dos locais de ponto de coleta. É necessário que quem assine seja eleitor e que vote em Concórdia, e que tenha o título de eleitor em mãos para preencher os dados corretamente”.

A medida visa proteger os animais, mas também aquele grupo de pessoas mais vulnerável, conforme a presidente. “Não somente os animais. É claro que tem a questão dos animais, cães, gatos, aves. Mas também temos que lembrar dos autistas, idosos, pessoas que estão enfermas, pessoas com deficiência auditiva. São pessoas bastante afetadas também”, ressalta.

O abaixo-assinado está disponível em diversos pontos de Concórdia, como Polla Modas, Clínica Veterinária São Francisco, Império Pet Center e Zat Supermercados da Marcelino Ramos. Para assinar, é preciso ter o Título de eleitor consigo, ser eleitor em Concórdia e informar alguns dados pessoas. Os interessados também podem acessar a página Eu apoio a proibição de fogos com ruído – Concórdia-SC, no Facebook.

Por Luan Bortoli

Fonte: Rádio Rural 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.