Condores que comeram carne de cães envenenados são resgatados na Bolívia

Trabalhadores rurais de uma comunidade próxima à cidade de Sucre, na Bolívia, resgataram dois condores que ficaram intoxicados após comerem carne de cachorros que morreram envenenados, informou nesta terça-feira um ativista que ajudou a encontrá-los.

Os animais foram achados na tarde de domingo na comunidade de Chaupi Kh’atalla pelos camponeses, que os levaram até Sucre, capital da Bolívia e da região de Chuquisaca, para que recebam atendimento em uma clínica veterinária particular, disse à Agência Efe o ativista Ricardo Rivera.

“Eles foram estabilizados após quase cinco horas de árduo trabalho porque estavam em convulsão, com quadro de infecção muito forte, estavam desfalecendo”, afirmou Rivera, que assistiu ao veterinário que atendeu aos condores.

O ativista disse ainda que ontem buscou apoio no governo de Chuquisaca e na prefeitura de Sucre para conseguir um lugar onde os animais possam se recuperar, mas nenhuma dessas instituições quis assumir o caso, alegando que carecem de infraestrutura ou que não era sua competência.

As aves permanecem por enquanto na casa de Rivera em Sucre, sob monitoramento.

Fonte: Terra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.