Confeitaria vegana amplia atuação com nova cozinha

Confeitaria vegana amplia atuação com nova cozinha

No Brasil, aproximadamente 5 milhões de pessoas são adeptas do veganismo – filosofia que exclui o consumo de produtos e serviços provenientes da exploração animal, como rodeios, vestuário, alimentos e cosméticos. Embora o número seja significativo, ainda são poucos os produtos e serviços oferecidos ao veganos no país.

Quem vive na pele sabe bem argumentar. Natália Prieto, 28, criou em 2015 a Vovó Veganawww.vovovegana.com.br – confeitaria especializada em bolos e doces artesanais – após experiência de não ganhar ovos de Páscoa. Ela e sua família, que produziam em casa doces veganos sob encomenda, notaram que a aceitação do público foi imediata e a demanda pelos produtos superou as expectativas iniciais. Hoje, quase dois anos depois, a grande procura transformou o negócio familiar em uma empresa sólida, que passa a operar em agosto em uma cozinha industrial em uma região mais central da cidade de São Paulo.

Localizado na Vila Nova Conceição, próximo ao Parque Ibirapuera, o novo ponto comercial tem por objetivo ampliar a área de atuação da confeitaria e triplicar a produção mensal. Além disso, no local é possível fazer retiradas de encomendas, orçamentos e degustações de festas.

Junto com a nova cozinha, a Vovó Vegana também adaptou seu cardápio e passa a oferecer mais de 20 opções de doces. Entre as novidades está a linha sem glúten.

Segundo Natália, o maior desafio no crescimento do negócio é romper preconceitos. “Lutamos diariamente para mostrar às pessoas que doces sem ingredientes de origem animal podem ser extremamente saborosos. É mito achar que a culinária vegana é difícil, mais complicada ou cara. É apenas uma questão de rever valores, a origem de seu alimento e manter-se aberto a novas experiências gastronômicas”, afirma.

Como forma de disseminar o ideal vegano e despertar nas pessoas a importância do consumo consciente, parte do dinheiro das vendas é destinada para a ONG Olhar Animalwww.olharanimal.org – que atua em defesa dos animais, propagando informação, promovendo eventos, atuando nas casas legislativas, promovendo ações educativas, entre outras atividades.

A história

Natália Prieto é jornalista e vegana há cinco anos. Sentiu na pele a falta de guloseimas sem ingredientes de origem animal em um amigo secreto de Páscoa, na empresa em que trabalhava. Todos ganharam chocolate, menos ela, pois sua amiga não encontrou nada que fosse realmente gostoso. A frustração foi o bastante para Natália ter o start e começar a testar e desenvolver receitas de doces veganos. Nascia então, a Vovó Vegana, em 2014.

A empreendedora relata que ter ficado sem chocolate na Páscoa mudou a sua vida. Naquela mesma semana, ela chegou em casa e conversou com sua família sobre a ideia de criar uma confeitaria vegana. Todos gostaram e, juntos, abraçaram a proposta e se dedicaram a estudar o mercado nacional e internacional. Todo o processo de criação, do surgimento da ideia até o início das operações, levou aproximadamente um ano e meio.

Serviço

Vovó Vegana
(11) 2476-0065 / www.vovovegana.com.br
Endereço: Rua Doutor Sodré, 169 – 2º andar, Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Horário: Segunda a Sexta, das 08h às 18h. Sábado das 08h às 14h.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *