Congresso mexicano já começa a discutir a inclusão de fogos de artifícios com ruídos como crueldade animal

Congresso mexicano já começa a discutir a inclusão de fogos de artifícios com ruídos como crueldade animal
Especial/EXPRESO

No Congresso Estadual, analisa-se a adequação do marco legal para que a detonação de pirotecnia com ruídos seja considerada ato de crueldade animal.

A deputada Ely Sallard, do PRI, apresentou a iniciativa que propõe reformar diversos dispositivos da Lei de Proteção aos Animais e do Código Penal para atingir esse objetivo em benefício dos animais de estimação.

“A Lei de Proteção Animal para o estado estabelece que causar sofrimento, dor ou estresse desnecessários a um animal é considerado crueldade, é bastante evidente que os pirotécnicos causam sofrimento, estresse e dor desnecessários aos nossos animais de estimação, por isso a pirotecnia detonar, deve ser considerada como crueldade animal”, destacou.

Ele acrescentou que, segundo especialistas veterinários, os ruídos das explosões dos fogos de artifício geram pânico e estresse nos animais, podendo causar ataques cardíacos e às vezes a morte, pois não são capazes de racionalizar o medo.

Ele explicou que a audição de muitos animais é consideravelmente mais sensível que a humana, então as explosões de fogos de artifício não são apenas mais perturbadoras, mas podem danificar seriamente sua audição.

O legislador afirmou que os números mais recentes do C5 relatam que em Sonora, 4 casos de maus-tratos a animais são notificados diariamente para 911. Somente de janeiro a 8 de dezembro de 2021, foram registrados 7.749 relatos relacionados com animais no estado, dos quais 1.371 correspondem a casos de maus-tratos.

Por Lorena Martínez / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Expreso

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.