Conheça a luta para levar o elefante Sandro a santuário de animais

Conheça a luta para levar o elefante Sandro a santuário de animais
Reprodução / redes sociais

Defensores da defesa dos direitos dos animais em todo o Brasil, inclusive no Distrito Federal, lançaram uma campanha nacional para transferir o elefante asiático Sandro, de 50 anos, para um santuário no Mato Grosso.

O movimento é organizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Inicialmente, o grupo recolhe assinaturas para uma petição a favor da transferência. Quem quiser ajudar pode clicar no link.

Sandro vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP). Dividia o recinto com a fêmea asiática Raysa, falecida em 2020. Desde então, a prefeitura do município avalia a transferência do elefante.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) em Sorocaba sugeriu a transferência de Sandro para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Mato Grosso. A recomendação é assinada pelo promotor Jorge Marum.

O santuário demonstrou disposição e capacidade para acolher Sandro. A Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, no entanto, sinalizou a intenção de transferir o elefante para o Zoológico do Rio de Janeiro.

Segundo o Fórum Nacional, o santuário teria condições mais adequadas para cuidar de Sandro, oferecendo mais espaço, com floresta, riachos, bem como a convivência com outros elefantes e cuidados especializados.

Por Francisco Dutra

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.