Conheça a veterana afegã que protege a vida selvagem de caçadores

Conheça a veterana afegã que protege a vida selvagem de caçadores
IMAGEM - Kinessa Johnson Facebook

Isso pode soar como o trailer de um filme de Hollywood: uma militar veterana que serviu no Afeganistão se muda para a África para proteger a vida selvagem ameaçada de extinção dos caçadores. Mas é a história real de Kinessa Johnson, uma instrutora de armas que usa movimento tático e experiência duramente conquistada para lutar contra a caça e treinar a próxima geração de guardas-florestais.

Oriunda do estado de Washington, Johnson trabalha para o Veterans Empowered to Protect African Wildlife (VEPAW – Veteranos Empoderados para Proteger a Vida Selvagem Africana), que usa seu treinamento e expertise para capturar criminosos que tentam enriquecer destruindo a vida selvagem. Ela se uniu ao VEPAW depois de passar quatro anos nas forças armadas como instrutora de armas e mecânica, incluindo uma jornada no Afeganistão.

A organização foi fundada por um antigo fuzileiro naval, e é formada de veteranos que entraram para o exército após o atentado de 11 de setembro. Por mais que sua vida pareça um filme de ação, Johnson insiste que não dá uma de Laura Croft nos caçadores, mas sim, usa posicionamento estratégico para prender os infratores.

Uma amante de animais, a paixão de Kinessa por defender a vida selvagem vem de um comprometimento com as criaturas que ela protege e as pessoas com quem serve. Johnson mantém uma presença na mídia social, compartilhando notícias sobre a caça, conservação animal e dois adoráveis cães de quem ela é tutora. Ela não é nada tímida sobre suas opiniões, especialmente suas palavras duras para qualquer pessoa que danifique a vida selvagem, legalmente ou não. Isso causou reações e ofensas online, com insultos e comentários sexistas sobre seu trabalho.

“Eu trabalho com muitas guardas-florestais femininas fenomenais e capazes aqui na África, que colocam sua vida em risco todo dia bem ao lado dos guardas do sexo masculino”, ela disse em uma entrevista, “eu acredito que esses comentários também são desrespeitosos para essas mulheres incríveis”.

No mês passado, Johnson passou por uma cirurgia no pescoço que fez com que ela ficasse fora de campo, mas se levarmos a sério seu Instagram, ela quer voltar à África o mais rápido possível.

Mas Kinessa não deixa que nada a atinja, sejam os caçadores, lesões de pescoço ou ofensas online, ela tem toda a capacidade de passar pelo desafio. “Se você for aceitar algo, aceite quem você é”. Ela disse em uma publicação no Instagram: “Fique sozinha, seja uma loba, uma rebelde, uma guerreira, uma selvagem e durona”.

Gostou desta história? Está pronto para lutar pelos animais ameaçados como Kinessa? Leia Kim Kardashian, aquele vestido é feito de pele de cobra? Para mais artigos sobre animais, vida, comida vegana, saúde e receitas publicados diariamente, não se esqueça de assinar o boletim informativo do Green Planet!

Ser patrocinado pelo público nos dá uma chance maior de continuarmos a lhe fornecer conteúdo de alta qualidade. Por favor, apoie-nos!

Por Sander Gusinow / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet


Nota do Olhar Animal: Lamentável que sejam necessários estes embates, que acabam gerando mais mortes. Mas os criminosos que caçam e traficam animais praticam essas violências contra os bichos sempre fortemente armados. Difícil pensar numa proteção efetiva diferente desta.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.