SP tartaruga salva impressao 3d

Conheça Freddy: A tartaruga salva graças à impressão em 3D

Por Gisella Meneguelli

Quando a tartaruga Freddy foi encontrada no meio de um incêndio, aqui no Brasil, suas chances de sobrevivência eram muito poucas. Mas, graças à coragem de um grupo pioneiro de voluntários, The Animal Avengers, Freddy não só foi salva, mas tornou-se a proprietária da primeira concha de tartaruga impressa em 3D.

Na verdade, Freddy foi a primeira tartaruga que o grupo de voluntários decidiu tentar ajudar dessa forma. O grupo nasceu em São Paulo e o designer Cícero Moraes, um de seus membros, projetou no computador uma concha de tartaruga a ser impressa em 3D.

SP tartaruga salva impressao 3d2

Em seguida, ele a enviou para o Dr. Paulo Mamoto, um cirurgião que foi capaz de tornar o projeto uma realidade graças à impressão em 3D. A tartaruga parece muito feliz de ter sido salva por esse novo lar artificial, como mostram o vídeo e as fotografias da tartaruga.

Freddy tem lutado muito para sobreviver. Sua casca natural tinha sido completamente destruída pelo fogo.

O grupo de voluntários, formado por quatro veterinários, um cirurgião-dentista e um designer, vai continuar a se envolver para salvar a vida de outros animais em perigo. Freddy agora anda e se move normalmente. Seu casco é pintado à mão com cores que se assemelham a tons naturais.

SP tartaruga salva impressao 3d3

A história de resgate de Freddy é quase milagrosa e abre novas portas na proteção e preservação da vida dos animais. Sua casca foi feita com plástico à base de planta, derivada de resíduos de milho. É muito resistente e foi impressa de uma maneira que é perfeitamente adaptada à tartaruga.

SP tartaruga salva impressao 3d4

SP tartaruga salva impressao 3d5

O salvamento de Freddy é nada menos do que extraordinário. Para conhecer essa tartaruga maravilhosa e vê-la andar novamente graças à impressão veja o vídeo abaixo:

Fonte: Green Me

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.