Conhece este novo sinal de trânsito?

Conhece este novo sinal de trânsito?

Quando viaja pelo campo e passa por zonas longe das localidades, é comum encontrar sinais de trânsito com animais. O sinal de trânsito mais comum é o que tem uma figura de uma vaca, indicando que a estrada pode ser cortada ocasionalmente para travessia de gado. Mas esta situação não é um grande problema, pois processa-se de maneira ordeira, com uma pessoa a controlar o movimento dos animais, que até estão habituados a ver azáfama na estrada.

É mais complicado quando encontra um sinal com um veado, sinal de “caça grossa”, ou que animais de grande porte podem atravessar a estrada ou ficar parados na mesma. Estes não sabem como reagir a um automóvel e podem causar um acidente com grandes danos e possíveis ferimentos nos ocupantes. Mas também se aplica a animais como coelhos, que são pequenos mas que podem fazer grandes estragos a um para-choques.

Agora, as Infraestruturas de Portugal apresentaram um sinal com um novo animal, um sapo. Este foi instalado nas estradas nacionais 114 e 4, no distrito de Évora, e faz parte do projeto ecológico Life Lines, que visa proteger o movimento de animais mais vulneráveis. Animais como répteis ou anfíbios não têm grande hipótese de se desviar de um automóvel na estrada, mas muitas vezes precisam de as atravessar para chegarem a locais de alimentação ou nidificação. O sinal do sapo surge no seguimento de outro, com um lince, avisando sobre a presença de animais protegidos na área. Com estes novos sinais, as autoridades esperam mentalizar os condutores a terem cuidado com a biodiversidade dos locais que atravessam.

Fonte: Motor 24 / mantida a grafia lusitana orignal