Contra câncer de mama, ‘Outubro Rosa Pet’ atende cães e gatos na BA

Contra câncer de mama, ‘Outubro Rosa Pet’ atende cães e gatos na BA
Ação atende a cães e gatos em Salvador (Foto: Assis Cavalcante)

Cadelas e gatas com nódulos na mama podem ter avaliação médica gratuita na campanha “Outubro Rosa Pet”. A ação, que está na terceira edição, será realizada pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, no dia 22 de outubro. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h, por ordem de chegada, e sem limites de assistência.

Coordenadora da campanha, a médica veterinária e professora Alessandra Estrela Lima explica que o projeto estende as ações do “Outubro Rosa”, que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, em assistência para cães e gatos. “O tumor de mama é neoplasia mais frequente e a taxa de mortalidade é altíssima”, afirma.

Pesquisas recentes realizadas no Hospital de Medicina Veterinária da UFBA sobre neoplasias mamárias em animais de companhia revelaram que a maioria dos tumores mamários apresentam caráter maligno. Além disso, cerca de 32% das cadelas portadoras de tumores malignos maiores que cinco centímetros morrem um ano após mastectomia (retirada da mama).

Gatos serão atendidos na ação (Foto: Arquivo pessoal)
Gatos serão atendidos na ação
(Foto: Arquivo pessoal)

Alessandra Estrela destaca que a origem do câncer de mama é multifatorial, com a participação de componentes genéticos, ambientais, nutricionais e,  principalmente, hormonais. “Se você não quer que seu animal procrie, castre. Não use esses medicamentos. Infelizmente, alguns colegas ainda acabam prescrevendo”, disse. Ela acrescenta que a obesidade também é um outro fator de risco.

Para garantir o atendimento aos animais que serão recebidos na campanha, a médica veterinária conta que 120 profissionais estarão na unidade. O intuito é identificar a origem dos nódulos mamários e a gravidade. Se o animal for identificado com algum tumor, o proprietário será orientado a conduzir o bichinho para exames específicos, que podem ser realizados na própria UFBA ou com desconto em uma série de clínicas veterinárias em Salvador.

“Temos cerca de 20 clínicas parceiras que entre outubro e novembro darão cerca de 20% de descontos nesses exames”, relata. A lista com as clínicas pode ser obtida na própria faculdade após o atendimento. Caso seja necessária cirurgia para a retirada do tumor, a campanha possibilita o procedimento e também a castração por em média R$ 500.

Segundo Alessandra Estrela Lima, a campanha “Outubro Pet Rosa” foi criada pelo professor Geovanni Cassali, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e hoje ocorre em diversas universidades do país, a exemplo da UFBA.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.