Convênio com governo do Estado garante castração em Diadema, SP

Convênio com governo do Estado garante castração em Diadema, SP

SP diadema 9eeaed622b

A Prefeitura de Diadema garantiu recursos de R$ 220 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada estadual Regina Gonçalves (PV) para realizar castração e microchipagem de animais do município. O convênio para o repasse da verba foi assinado na manhã de ontem com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

No início do mês passado, a cidade abriu cadastramento para interessados em realizar o procedimento, processo que contabilizou total de 1.500 animais. Conforme a deputada, isso agiliza a abertura da licitação para escolha da empresa que fará as cirurgias, o que deve ocorrer assim que o montante for liberado, nos próximos dias. “No edital irá constar o número de animais, portanto, a Prefeitura se adiantou nisso”, explica. Ainda não há data definida para a realização dos procedimentos.

Dentre as vantagens da castração estão a redução da reprodução indiscriminada e consequente superpopulação de cães e gatos nas ruas. Já a microchipagem irá garantir segurança para o caso de o animal estar perdido ou ser roubado, pois o microchip armazena código ligado às informações de contato com o proprietário do animal. “Trata-se de uma questão de Saúde pública e também de bem-estar dos bichos”, resume Regina.

Os dois procedimentos serão realizados na mesma operação cirúrgica. Não haverá custo para o responsável pelo pet, que arcará apenas com as medicações pós-cirúrgicas, como antibióticos e analgésicos.

Fonte: Diário do Grande ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.