Coordenadora de Proteção Animal sugere que pessoas filmem quem solta fogos com ruídos para possibilitar denúncia, em Farroupilha, RS

Coordenadora de Proteção Animal sugere que pessoas filmem quem solta fogos com ruídos para possibilitar denúncia, em Farroupilha, RS
CRÉDITOS: GUSTAVO COLFERAI

A coordenadora de Bem Estar e Proteção Animal, Arlene Schinestzki Lazzari, comenta que o final de semana de Natal foi marcado por muitos animais fugindo por conta dos fogos de artifício com ruídos. “Já houve animais perdidos no sábado, porque eles fogem pelo barulho muito forte. Seguiu no domingo e, para nossa surpresa, domingo a noite e segunda-feira, quadruplicou o número de casos de animais que fugiram”, relata. Além da fuga, também aconteceram casos que animais morreram por conta do barulho. Um deles foi no bairro Medianeira, conforme denúncia relatada para a Spaço FM.

Arlene lembra que existe a lei estadual que proíbe fogos de artifício com ruídos, com multa de até R$ 10 mil. Ela entende que a fiscalização dos órgãos de segurança é difícil. Por isso, sugere que as pessoas filmem caso observarem alguém soltando este tipo de fogos, possibilitando a denúncia para a polícia. “A gente vê que estão estourando fogos, mas não sabemos quando, onde, e fica complicado. Nossa orientação é que as pessoas filmem. Se tem alguém do lado da sua casa soltando fogos, filme o que está acontecendo, daí você via ter a autoria, e pode se pensar em punição”, completa. Confira a entrevista no áudio abaixo.

Por Gustavo Colferai

Fonte: Spaço

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.