Coordenadoria de Bem-Estar Animal resgata cães vítimas de maus-tratos em Petrópolis, RJ

Coordenadoria de Bem-Estar Animal resgata cães vítimas de maus-tratos em Petrópolis, RJ
Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), junto com um grupo de veterinários, retirou 18 cachorros da tutela de uma senhora que seria acumuladora de bichos na última terça-feira. Os animais foram encontrados em situação de maus-tratos. Agora, o Cobea pede ajuda de pessoas que queiram adotar temporária ou permanentemente os cães para reabilitação desses.

De acordo com Rosana Portugal, o Cobea foi acionado pela família da suposta acumuladora para intervir na situação. A casa já continha cerca de 50 cachorros. Três foram encontrados mortos. Alguns animais estavam em estado muito grave, outros agressivos. Os que estavam com virose e outros ferimentos foram tratados no local. Dezoito animais foram levados para as clínicas veterinárias que participaram da ação, onde estão sendo vacinados e recebendo suporte.

Como a cidade não possui um abrigo, o Cobea está pedindo ajuda da população para a reabilitação dos bichos. “Um canil não vai readaptá-los corretamente, eles precisam de uma família para isso. Nossa intenção é arranjar lares temporários para esse processo de transição, para que depois eles possam ser adotados”, disse a coordenadora.

A Lei n° 9.605, de 1998, referente a crimes ambientais, traz a legislação sobre maus-tratos de animais. Rosana chama a atenção para o fato de que nem sempre os maus-tratos são explícitos. “Em situação de problemas psicológicos, como a acumulação de bichos, por exemplo, a pessoa não atua por querer machucar os animais, mas por perder a noção da realidade mesmo”, disse.

Para denúncias de maus-tratos, qualquer um pode entrar em contato com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal pelo telefone (24) 2233-8175 ou pelo e-mail smacobea@petropolis.rj.gov.br.

Por Rebeca Gehren

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.