Coordenadoria de Proteção Animal capacita 140 profissionais e estudantes de veterinária em Maricá, RJ

Coordenadoria de Proteção Animal capacita 140 profissionais e estudantes de veterinária em Maricá, RJ
Evento realizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária abordou temas como notificação de doenças e responsabilidade técnica

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria de Proteção Animal, capacitou nesta quinta-feira (22/12) 140 pessoas, entre profissionais e estudantes de veterinária, em três palestras específicas na área de atuação. A ação é fruto de parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e a Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde.

A primeira capacitação aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, e abordou o tema “Apresentação da Vigilância Ambiental e dos fluxos para notificação das doenças compulsórias”. Já as outras duas foram realizadas no auditório Banco Mumbuca com os temas “Curso de Responsabilidade Técnica” e “Monitorização de paciente cirúrgico: Será que estamos fazendo o certo?!”.

“A parceria com o CRMV-RJ e com a Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde tem o objetivo de qualificar os profissionais que cuidam dos nossos animais, e nós como Coordenadoria Especial de Proteção Animal temos a missão de levar esses conhecimentos à população e, assim, ajudar na construção de uma cultura popular melhor com os nossos animais. A educação é a chave mestra de tudo. A Prefeitura tem investido muito na educação para garantir um futuro melhor para a nossa cidade e esse investimento também alcança a causa animal”, destacou o coordenador de Proteção Animal do Município, Fabiano Novaes.

Para o advogado e superintendente do CRMV-RJ, André Siqueira, o evento conseguiu sanar dúvidas e levar aprendizado para os futuros e atuais veterinários do município. “A função do conselho é proteger a sociedade. Aqui vamos chamar a atenção e tirar todas as dúvidas sobre a responsabilidade técnica”, comentou.

A estudante de veterinária Maria Eduarda, 21 anos, destacou a importância de ter palestras como essas no município. “É mais uma forma de aprender. Nessas palestras conseguimos ir além do que é aprendido na sala de aula. Estou gostando bastante dessas iniciativas”, disse Maria.

Fonte: TV Prefeito

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.