Cordeirópolis (SP) incentiva adoção provisória de animais

Cordeirópolis (SP) incentiva adoção provisória de animais
Animais abandonados em Cordeirópolis são abrigados em espaços temporários - Foto: Divulgação

Cordeirópolis tem cinco animais que estão em lares por meio da adoção provisória. O projeto, da coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, garante ração, castração e medicação para quem quiser cuidar de um dos animais acolhidos até que seja encontrado um lar definitivo.

O resultado da ação é a redução de animais nas ruas, como declara Hadassa Letícia de Oliveira, coordenadora de educação ambiental da secretaria. De acordo com ela, esta é a percepção das voluntárias que percorrem a cidade.

O município acolhe somente animais abandonados, além de seus eventuais filhotes. Em geral, a adoção é rápida, mas quem se dispõe a ficar com o animal provisoriamente tem o prazo de 40 dias. Acontece do próprio guardião temporário adotar o animal. Neste caso, as responsabilidades de alimentação e acompanhamento veterinário passam a ser do novo dono, não mais da Prefeitura.

O setor recebe denúncias de abandono, e busca os animais em questão. Confere se precisam de atendimento veterinário e, após os cuidados, divulga nas redes sociais para adoção.

Quem se dispõe à adoção provisória, recebe uma visita de membros do departamento, para checagem se o local é apropriado para cuidar do animal e se o candidato atende aos requisitos. Se tudo for positivo, o responsável pela adoção temporária assina um termo de responsabilidade. E a prefeitura arca com a alimentação e outros cuidados, como medicamentos, além da castração.

Desde 2017, foram mais de 2 mil animais castrados, entre eles os adotados. Ela lembra que o município não tem canil, só os lares provisórios. Já a castração é oferecida gratuitamente a moradores da cidade, e devem ser agendadas com as clínicas credenciadas. Outra ação é do combate aos maus-tratos. Desde junho do ano passado vigora a lei municipal que prevê diversas penalidades, em fiscalização feita pelo Pelotão Ambiental.

Mais informações sobre os lares temporários ou para quem tiver interesse na adoção definitiva podem ser obtidas pelo telefone (19) 99966-1804, também pelo WhatsApp.

Por Daíza de Carvalho

Fonte: Gazeta de Limeira

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.