MA saoluis lazaro Foto 1 34

Coreógrafo desenvolve projeto de combate a maus-tratos contra animais

Por Nelson Melo

Em visita feita a JP Turismo, o coreógrafo e professor maranhense Henrique Serra descreveu o projeto educacional “Anjos de Lázaro”, que tem como finalidade, em essência, o combate às inúmeras formas de destrato, abandono e violência contra animais domésticos, por meio de medidas pedagógicas e da conscientização da sociedade. Essas intervenções são divulgadas nas escolas públicas e privadas da região metropolitana de São Luís, MA.

Há mais de duas décadas se dedicando à causa, ele exprimiu que a iniciativa usa uma metodologia lúdica com os alunos dos estabelecimentos de ensino visitados, sendo que abrange os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, com o oferecimento de palestras e oficinas teatrais acerca da temática. O objetivo, nesse contexto, é despertar o interesse do público para questões concernentes aos cuidados com os animais, mostrando as consequências negativas de atos brutais aos gatos, cães e pássaros silvestres.

Outro foco do projeto, de acordo com suas observações, é coletar assinaturas com o intuito de cobrar das autoridades ditas competentes a aplicação das leis de proteção aos animais. E, como último ponto, socorrê-los e abrigá-los, nos casos mais graves, “buscando tratamento em hospitais especializados ou em lares provisórios/permanentes”. Para alcançar estes objetivos, no entanto, é necessário, também, o apoio da população, por meio de doações, que serão direcionadas à manutenção dos custos do “Anjos de Lázaro”.

Sendo assim, explicou o professor, cada pessoa poderá doar, mensalmente, a partir de R$ 1(um real), mas o colaborador, espontaneamente, também tem a opção de contribuir com quantias acima deste valor. Este dinheiro será utilizado no trabalho intenso de luta contra a violência em desfavor desses animais, diminuindo as estatísticas de cães e gatos em situação de abandono, pois seriam retirados das ruas, o que significa, na prática, a redução em índices de maus tratos e dos desamparados.

MA saoluis lazaro Foto 2 18

Segundo Henrique Serra, a meta é fazer uma ampla rede de doações, para manter o projeto, a fim de dar prosseguimento aos objetivos propostos. Ressaltando que o coreógrafo trabalha incansavelmente no combate ao abandono dos animais domésticos, tanto que ele é conhecido no Maranhão como a “voz dos animais de rua”, sobretudo em eventos com foco na conscientização e nas passeatas de cães. Somente por conta própria, o protetor independente já retirou mais de 100 animais das ruas, abrigando-os em lares adotivos.

No Facebook, ele criou uma página, com o nome “Anjos de Lázaro”, onde ele demonstra todo o seu carinho pelos animais, com vídeos e fotos referentes a esta questão de cunho socioeducativo. Nesta rede social, há informações sobre a iniciativa e a descrição de uma conta-poupança disponível para quem se sensibilizar com a causa e contribuir com o projeto. Para quem desejar entrar em contato com o professor Henrique, o seu número é o 98837-8530 (também é o seu WhatsApp).

Fonte: Portal JP Turismo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.