Corrida de galgo: a centenária e cruel indústria com cães da raça na Flórida, EUA

Corrida de galgo: a centenária e cruel indústria com cães da raça na Flórida, EUA
Corrida de Galgo: a centenária e cruel indústria com raças de cachorros da Flórida - Foto: Pixabay

A corrida de galgo é antiga no mundo, e infelizmente ainda acontece em muitos lugares, e é preciso um alerta sobre essa crueldade. Você já ouviu dos cães que competem nela? Como são tratados os cachorros galgos usados nesse ‘esporte’? O Blog Pets do Folha Go, desta terça-feira, 09/03, traz para você conhecer a centenária corrida de Galgo da Flórida, e o que se tem de informação sobre sua prática.

Com a conscientização a população  não está mais permitindo este tipo de crueldade com os animais – Foto: Pixabay

A corrida de Galgo é uma competição de cachorros, uma prática ainda muito popular em alguns lugares do mundo. Nos Estados Unidos, as competições eram muito comuns, mas com o decorrer dos anos essa prática centenário foi perdendo espaço. Qual o será motivo disso?

Corrida de Galgo na Flórida

A primeira pista de cães de corrida foi construída na Califórnia, em 1919, no entanto, hoje a pratica é ilegal no estado. Além disso, mais de trinta e nove estados nos Estados Unidos também  não podem praticar a corrida de cachorros. Mas, somente 01 de janeiro deste ano que o estado da Flórida proibiu definitivamente a corrida de galgo.

Foi através das eleições legislativas, que os eleitores americanos votaram em iniciativas locais, e decidiram banir as corridas de galgos. Contudo, o estado ainda abriga 12 das 18 pistas dos Estados Unidos, enquanto isso cerca de cinco estados ainda manterão a prática. 

Essa prática é considerada cruel pelos defensores dos animais, pois de acordo com eles, os cães sofrem lesões durante as corridas. Deste modo, eles apontam que, em média, ocorrem duas mortes semanais ocasionadas por doenças ou lesões entre os 8.000 cães de corrida do estado.

Esse tipo de competição cruel está presente nos Estados Unidos desde o início do século 20. Contudo, com a evolução do mundo, os cidadãos americanos tomaram consciência de que a corrida de galgo é  cruel, e aos poucos a prática está sendo banida.

Comércio e Exploração animal

Governador do Rio Grande do Sul decretou lei que proibiu a corrida de cachorros no estado – Foto: ASPCA

Recentemente o governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite (PSDB-RG), decretou a proibição de corrida de cachorro. O decreto aconteceu após denúncias de maus tratos contra galgos na cidade de Bagé. De acordo com a denúncia havia uma pista para corrida de galgo quase pronta no município.

Com a popularização da corrida de galgo, esta raça acabou ficando conhecida justamente pela sua habilidade como competidor e atleta de corrida. Mas, este cão não vive só de  corrida, ele é um animal independente e muito afetuoso e gosta de interagir com as pessoas.

Caso você identifique qualquer tipo de maltrato animal, ou tráfico de animais, é preciso denunciar, e ela pode ser feita pelo telefone. De maneira gratuita, a pessoa liga para 0800 61 8080 ou envia um e-mail para [email protected].

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai encaminhar a sua denúncia para a delegacia mais próxima.

Por Camila Sousa

Fonte: Folha GO


Nota do Olhar Animal: No Brasil, as corridas de galgo já foram proibidas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Há um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional para que as corridas sejam proibidas em todo o país.

Governo do RS proíbe corridas de cachorros galgos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.