Coxinha de brócolis

Coxinha de brócolis

Ingredientes

  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • 1/2 copo americano de óleo – isso dá uns 100 ml
  • 1 litro de fundo vegetal- o caldo de legumes
  • 1 colher de chá de sal

Preparo

  1. Peneire a farinha enquanto esquenta o fundo.
  2. Junte o óleo e o sal ao fundo.
  3. Quando estiver fervendo, despeje a farinha toda de uma vez e abaixe o fogo.
  4. Segure com uma luva o cabo da panela bem forte e com a outra mão mexa vigorosamente a massa com uma colher de pau.
  5. Vai parecer uma massaroca, mas é isso mesmo. Mexa com força até ficar uma bola de massa soltando do fundo da panela.
  6. Despeje tudo numa bancada levemente untada. Espere só alguns segundos e mexa a massa, sovando levemente, quente mesmo, até ficar lisa.
  7. Com o recheio já frio, pegue porções de massa, ainda quente, do tamanho desejado e faça bolinhas. Aperte o centro da bolinha com o dedo formando um buraquinho. Segure a massa com os outros dedos e com os polegares dentro do buraquinho vá girando a massa até formar um ninho. Coloque uma porção de recheio dentro do ninho e feche as pontas para cima usando as laterais do polegar e do indicador, sempre girando.
  8. Depois de todas as coxinhas modeladas num tabuleiro- se for de tamanho médio rende de 50 a 60- prepare as 3 etapas para empanar:
  9. Primeiro passe cada coxinha numa travessa com farinha de trigo, depois numa tigela com amido e água, numa consistência levemente cremosa, e por fim na farinha de rosca. Deixe sempre uma mão seca e a outra molhada para melhor organização.
  10. Frite as cozinhas em óleo quente e deixe no papel toalha para absorver o óleo. Mas também pode assar.

Recheio: brócolis refogado é apenas uma das opções. Fica muito bem também com shimeji e outros sabores, use sua imaginação!

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.