CPI dos Maus-tratos aos Animais pede fechamento de canil clandestino em Vila Velha, ES

As donas do canil clandestino Villa Blue Point, em Vila Velha, foram interrogadas na noite desta terça-feira (28) na CPI dos Maus-tratos aos Animais, presidida pela deputada Janete de Sá. As duas mulheres são denunciadas por realizar cirurgias em animais sem serem veterinárias. 

No depoimento, realizado na presença do delegado titular da Delegacia de Meio Ambiente e representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, a proprietária admitiu que o canil, que funciona há 15 anos no bairro Retiro do Congo, em Vila Velha, comercializando animais da raça Spitz Alemão, não possui licença para funcionar. Ela negou que as cirurgias, que tiveram os vídeos divulgados na internet, foram feitas no canil, que segundo ela não possuí médico veterinário responsável pelos cães.

Em contradição ao depoimento dela, a outra sócia admitiu que foram feitas cirurgias no canil e que ela participou de procedimentos cirúrgicos em cães mesmo não sendo veterinária. Ela afirmou ainda que, nos vídeos divulgados na internet, ela realizou suturas nos animais com a supervisão de uma veterinária, mas não citou o nome da profissional.

Diante dos relatos, a CPI vai pedir o fechamento do canil Villa Blue Point. “Nós constatamos nos depoimentos diversas irregularidades no canil e não podemos permitir que os animais sejam submetidos a maus-tratos por isso estou propondo o fechamento do canil, que é clandestino, e a tutela antecipada dos animais para que eles sejam colocados para adoção”, afirmou Janete de Sá.

Fonte: Gazeta Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.