CPI dos Maus-Tratos cobra resgate de todos os cães abandonados em ilha de Vitória, no ES

CPI dos Maus-Tratos cobra resgate de todos os cães abandonados em ilha de Vitória, no ES
Os cães estão sendo alimentados de forma voluntária por pescadores na região. (Foto: Divulgação)

Na noite de terça-feira, 1º, integrantes da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), ouviram o depoimento do Subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal da PMV, Ademir Barbosa Filho e do Diretor do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Rogério Almeida, sobre as medidas que foram adotadas pelo município para fazer a retirada, vacinação e castração dos cães que se encontram abandonados na Ilha Dr. Américo Oliveira, conhecida como Ilha da  Pólvora, localizada na região de Santo Antônio, em Vitória.

Os representantes municipais disseram que, depois de acionados pela CPI e protetores de animais, realizaram 6 incursões na ilha e já fizeram a captura de mais de 20 animais, entre cães adultos e filhotes. Os cães resgatados estão em um abrigo localizado no bairro Barramares, em Vila Velha.

A prefeitura se comprometeu a castrar todos os animais que devem ser colocados para adoção depois de tratados. De acordo com voluntárias do Grupo de Apoio e Proteção Animal (Grapa), que fizeram a denúncia de abandono dos animais na ilha, ainda existe cerca de 15 cachorros no local que precisam ser resgatados.

O Subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal da PMV, Ademir Barbosa Filho, disse que estão sendo feitas incursões na ilha a cada dois dias para tentar retirar esses animais e que todos vão ser retirados do local.

Questionado sobre as providências que estão sendo adotadas, para evitar que outros animais sejam abandonados na ilha, o subsecretário disse que o município intensificou a fiscalização ambiental na região e que não houve registro de novos abandonos no local.

“Nós não temos vaidade, assim que recebemos a denúncia nós agimos rápido, nos reunimos com a prefeitura para buscar uma solução para o problema. Como presidente da CPI, fico feliz em saber  que o caso está sendo resolvido a contento, garantindo o bem estar dos animais que estavam doentes, subnutridos”, declarou a presidente da CPI, deputada Janete de Sá.

As denúncias de maus-tratos contra animais devem ser encaminhadas a CPI pelo e-mail [email protected].

Fonte: Tribunas Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *