RECEITAS papacapim cremetrufadoD

Creme trufado de chocolate sem glúten

RECEITAS papacapim cremetrufado

Ingredientes

  • 300g de abacate (pese somente a polpa, depois de retirar da casca)
  • 200g de chocolate amargo (idealmente 70% de cacau) 
  • 1/2 x de líquido (suco de laranja, leite vegetal ou café)
  • 1cc de extrato de baunilha (opcional, mas recomendado) (Somente se estiver fazendo a versão com laranja)
  • 1cc de raspas de laranja

Preparo

No liquidificador bata o abacate com o líquido escolhido e a baunilha (e as raspas de laranja, se estiver fazendo uma versão choco-laranja) até ficar cremoso. Lembre que se quiser um creme menos denso basta aumentar a quantidade de líquido (importante: a consistência da mistura em temperatura ambiente é bem cremosa, mas o creme vai ficar mais espesso depois de ter passado pela geladeira).

Derreta o chocolate no banho-maria, despeje sobre a mistura de abacate e bata novamente até ficar homogêneo. Prove e decida se está doce o suficiente para você (use um pouco de açúcar de coco, ou o que preferir, para deixar a doçura do jeito que você gosta).

Não se alarme, o sabor de abacate vai desaparecer depois do repouso na geladeira.

Coloque o creme em taças de sobremesa e leve à geladeira por no mínimo 8 horas, mas idealmente de um dia para o outro. Rende 8 porções comportadas (esse creme é tão rico e intenso que você não vai precisar de muito para ficar satisfeito).

Dicas

É importante usar um chocolate de ótima qualidade, com 70% de cacau. Se seu chocolate tiver menos cacau o sabor do abacate vai continuar presente na sobremesa pronta. Uma dica: se você só encontrar chocolate amargo com 50-60% de cacau acrescente 1 colher de sopa de cacau puro em pó (sem açúcar) à receita, para reforçar o sabor de chocolate.

Você pode fazer diferentes variações desse creme, dependendo do líquido utilizado. E se você quiser uma sobremesa mais doce, já que essa receita produz um creme ligeiramente amargo, sinta-se à vontade para adoçá-la de acordo com o seu gosto (sugestão: açúcar de coco).

Você também pode colocar um pouquinho de alguma bebida nesse creme, algo que combine com os outros ingredientes. Por exemplo, licor de laranja (Grand Marnier, se você tiver uma garrafa dele dando sopa) se estiver usando suco e raspas de laranja, whiskey se estiver usando café, rum se estiver fazendo um creme mais neutro (com leite vegetal).

Fonte: Papa Capim

Mais receitas

{module [429]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.