Cresce número de opções de comércios voltados para o público vegano em Joinville, SC

Cresce número de opções de comércios voltados para o público vegano em Joinville, SC
Vegano há cerca de um ano, Ronei Viergutz inaugurou a Bem Estar Veg em setembro - (Foto: Fabrício Porto/ND)

A comemoração nesta terça-feira (1) será especial no prédio tombado pelo patrimônio histórico de Joinville na rua Anita Garibaldi. É neste local, onde já abriram mercearias e as conhecidas “vendas” de bairro, que foi inaugurado há pouco mais de um mês o primeiro empório vegano da cidade, o segundo de Santa Catarina. Foi dos sonhos e anseios de Ronei Viergutz e da companheira Yara Silvia Bastos, que surgiu a ideia de mais do que empreender, ser um facilitador do veganismo.

Inaugurada para o público no dia 24 de setembro, a Bem Estar Veg, Casa de Especiarias, começou a ser pensada ainda em fevereiro e se desenhou ao longo dos meses para se tornar o primeiro empório 100% vegano da cidade e o segundo do Estado – o primeiro é o Veg e Veg Foods, inaugurado em julho, em Itajaí – e figurar entre os dois estabelecimentos comerciais de Joinville voltados para a prática. Além da Bem Estar Veg, o Salvador Vegan Café já atua há mais de um ano na cidade e o Senhor Shitake Food Truck.

Para Viergutz, dono do empório, a loja não nasceu apenas com o intuito de ser uma fonte de lucro e sim, de ser uma ponte entre sociedade e veganismo. “Não somos apenas uma loja, somos um facilitador dessa mudança moral”, destaca. Em menos de dois meses, já são mais de 700 itens disponíveis na loja, desde alimentos congelados a produtos de higiene e beleza, todos veganos. “Pensamos que a empresa precisa somar na sociedade e é isso que queremos e temos como objetivo”, acrescenta.

Voltada para o público vegano, a loja possui hoje 50% de clientes não veganos, que procuram conhecer os produtos e o próprio veganismo. E até cerca de um ano atrás, Viergutz fazia parte desta parcela que consome produtos de origem anima e/ou testados em animais. Segundo ele, o relacionamento foi o clique que faltava para, mais do que aguçar a curiosidade, tirá-lo da zona de conforto e fazer com que buscasse informações a respeito. “O que mais me chamou a atenção foi a questão dos testes em animais. Quando você começa a pesquisar, a conhecer como tudo acontece, você para e se pergunta: precisa disso mesmo? E a resposta é não”, ressalta.

Com uma transição gradativa para o veganismo, ele aponta o acesso à informação como fundamento essencial para o conhecimento do modo cruel de produção do que se consome à mesa e além dela. “Conhecer o veganismo e fazê-lo parte do cotidiano vai muito da filosofia de vida, do ter acesso ao que é, de fato, essa crueldade que se apresenta no seu prato e em praticamente tudo que se consome. É preciso sair do piloto automático e se questionar até que ponto isso é necessário”, enfatiza.

Com uma ampla pesquisa de mercado e um grande leque de fornecedores de diversos cantos do país, Viergutz trouxe para Joinville um local que, como ele mesmo diz “é para ser um empório onde você possa encontrar de tudo, que você saia com sua compra completa”. Ração para cães e gatos, produtos de higiene – como o coletor menstrual – e beleza, cervejas orgânicas, produtos congelados,  carne de jaca, feijões, preparados para bolos.

 O que é veganismo?

O veganismo vai muito além do que se consome no prato. Por motivações éticas, os veganos optam por não consumir nada de origem animal em qualquer âmbito de suas vidas. Vestuário, alimentação, entretenimento. Todo e qualquer ato e/ou atividade que envolva o sofrimento animal é excluído e boicotado. O veganismo não está ligado a uma dieta em busca de forma física, é uma postura política, uma filosofia de vida que utiliza como arma o boicote a produtos, serviços e empresas que se utilizem do sofrimento animal. Qualquer produto que tenha em sua composição ingredientes ou insumos de origem animal ou que tenham sido testados em animais são excluídos do consumo.

Estabelecimentos para os veganos em Joinville:

 100% Vegan

Salvador Vegan Café
Endereço: Rua Henrique Meyer, 61 – Centro

Bem Estar Veg. Casa de Especiarias
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 830 – Anita Garibaldi

Senhor Shitake Food Truck
Endereço: Rua Benjamim Constant, 871

Locais com opções veganas

El Patrón Lanchonete Mexicana
Rua Blumenau, 1700 – América

Formosa Restaurante Vegetariano
Rua Presidente Prudente de Morais, 1294 – Costa e Silva

Kiduxan Pizzas (Disk Pizza)
(47) 3028-9119 ou (47) 9916-8564
Rua Souza Lobo, 288 – Costa e Silva

 Meteóra Shawarma
Rua Blumenau, 3080, América, rua Tijucas, 386, Centro

-Ming Zhou Restaurante Vegetariano
Rua São Paulo, 651 – Bucarein

Radio Burger
Rua Ministro Calógeras, 543 – Centro

-Sr. Farine Pastel
Shopping Cidade das Flores

-Tapiocas do Cheff
Garten Shopping

Tenda Nordestina
Giassi e Shoppng Mueller

Xangai
Shopping Mueller

Por Adrieli Evarini

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.