Crescente exército de mídia social da China se mobiliza contra show de TV com animais

Crescente exército de mídia social da China se mobiliza contra show de TV com animais

Por Jamie Fullerton / Tradução de Fanny Ingber

china worldfriends1

Produtores do primeiro “reality show com animais” da China foram atingidos por uma reação furiosa on-line a partir de um exército crescente de ativistas de mídias sociais.

Dezenas de milhares de críticos têm utilizado o Weibo, a versão chinesa do Twitter, para exigir o cancelamento de Wonderful Friends (Amigos Fantásticos, em tradução livre) , que vai ao ar semanalmente na Hunan TV e apresenta animais vestidos com roupas e sendo forçados a situações potencialmente perigosas.

Protestos públicos na China são ilegais caso não tenham uma licença, e muitas vezes são censurados pelas autoridades, mas a reação contra Wonderful Friends sugere que o clamor dos internautas mais jovens da China está cada vez mais alto, apesar de uma recente ofensiva do governo contra a liberdade de expressão nas redes sociais. A série, cujo primeiro episódio atraiu 20 milhões de telespectadores, foi filmada em Chimelong Safari Park, na província de Guangzhou e apresenta celebridades trabalhando como funcionários do zoológico, entre eles o cantor e ator Li Yuchun, que é um embaixador da WWF- uma associação de caridade e proteção para animais selvagens.

china worldfriends2

Os participantes transitam entre animais, incluindo ursos, chimpanzés, elefantes, baleias e pandas. A WAZA, Associação Mundial de Zoos e Aquários (tradução livre), contestou as situações consideradas “prejudiciais”, que incluem os chimpanzés e orangotangos sendo forçados a vestir roupas. Solicitou, juntamente a outras 18 organizações, que a série seja cancelada. A estação de TV , teria criado situações “estressantes e prejudiciais” para criar histórias divertidas, alega.

Em uma cena, um chimpanzé bebê foi colocado junto a seu pai para demonstrar que o animal mais velho o trataria como um estranho. O bebê fica angustiado e morde um artista (humano), enquanto seu pai demonstra sinais de ansiedade e atira uma pedra na equipe de TV.

Em outra cena, dois irmãos orangotango se encontram pela primeira vez e começam a lutar.

E um chimpanzé bebê, vestindo jeans e um pulôver, é apresentado a um filhote de urso em outro quadro. O filhote de urso dá um soco no chimpanzé, que persegue-o com um bastão de madeira. Os produtores adicionaram ainda um balão de discurso, como os usados em quadrinhos, acima da cabeça do chimpanzé como se ele dissesse “Chega de conversa. Vamos lutar!”

Com centenas de fazendas de tigres e de shows em estilo de circo com animas ainda comuns em todo o país, a reputação da China no âmbito dos direitos dos animais é péssima. Mas a familiaridade do alegado abuso de Wonderful Friends não desencorajou os usuários do Weibo de criticarem o show. Um deles escreveu: “Performances de animais selvagens são uma gracinha, mas será que você não sabe que dezenas estão morrendo na natureza? Devemos pedir um fim a este tipo de programa” Outro escreveu: “Por favor, respeitem a sua natureza animal e parem de dar-lhes o seu “amor egoísta”.

Yan Dianya, de Wonderful Friends, disse: “O programa chama a atenção do público para o amor e a proteção aos animais, e é nossa responsabilidade abordar também debates sobre questões de animais. A equipe não violou nenhuma lei ou regulamentos de proteção aos animais, nem fez nenhum mal a eles.”

Chen Min, do site da ciência Guokr.com, disse: “O fenômeno e controvérsia de protestos on-line a favor da proteção animal realmente tem crescido nos últimos dois anos.”

Fonte: The Independent

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.