Criadora é detida por manter canil irregular no sul de Minas Gerais

Criadora é detida por manter canil irregular no sul de Minas Gerais
Cães foram encontrados em situação precária. (Foto: Polícia Civil)

Uma mulher de 55 anos foi detida após denúncias de maus-tratos contra animais em Paraisópolis, a 60 quilômetros de Pouso Alegre, no Sul de Minas. A Polícia Militar do Meio Ambiente encontrou na casa dela mais de 40 cães em situação precária.

De acordo com os policiais, o local fica no Bairro Ribeirão Vermelho e já vinha sendo alvo de denúncias. Testemunhas informaram que a mulher fazia o cruzamento dos animais para vender filhotes.

Os 42 cachorros são de várias raças e portes. Eles estavam no quintal da residência em um canil improvisado. Ainda segundo a polícia, havia muita sujeira e o espaço não era adequado para a criação dos cães. 

Mulher fazia o cruzamento dos cães para vender filhotes. (Foto: Polícia Civil)

Além das condições irregulares, o canil não estava habilitado para a atividade. Um veterinário foi chamado ao local para avaliar as condições dos animais.  

A mulher foi detida e levada para a delegacia da cidade. Em depoimento, a suspeita informou que recebe visitas regulares de funcionários do setor de vigilância sanitária do município e que segue as orientações necessárias.  

Depois de ser ouvida, ela foi liberada e aguardará a conclusão das investigações em liberdade. De acordo com a Polícia Civil, os animais não foram recolhidos e ficaram aos cuidados da suspeita. O local não foi interditado e o caso foi encaminhado ao Ministério Público. 

Por Helena Lima 

Fonte: Estado de Minas Gerais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.