Crianças salvam filhote de beluga que apareceu na costa

Crianças salvam filhote de beluga que apareceu na costa

Por Christian Cotroneo / Tradução de Pâmela Miler

Enquanto estavam de férias nas margens do Rio St. Lawrence, no Canadá, a família recebeu uma visita inesperada: um bebê de baleia beluga.

O filhote, uma fêmea que provavelmente nasceu poucas horas antes,  havia perdido sua mãe.

Os meninos que tinham tropeçado em cima dela lutaram para salvar sua vida.

“Nós cavamos um buraco para que a água se acumulasse e hidratasse sua pele” disse Nicholas Hilliard, de 15 anos, que foi o primeiro a encontrar o filhote com os seus irmãos mais novos, disse à CBC News. “A cada cinco minutos, nós colocávamos um balde de água. O nível da água estava caindo, e foi ficando cada vez mais difícil conseguir água”.

Não acontece com muita frequência ver os seres humanos intervindo na natureza e salvando uma vida – muitas vezes nós vemos o oposto acontecer. Mas neste caso, a família de Quebec foi capaz de estabilizar o bebê até que a ajuda pudesse chegar.

Canada criancas salvam beluga2

Pesquisadores do Group for Research and Education on Marine Mammals (GREMM – Grupo de Pesquisa e Educação em Mamíferos Marinhos) chegaram e moveram cuidadosamente o bebê doente de volta para as águas, perto de outro grupo de baleias beluga.

Canada criancas salvam beluga3

A esperança, como o presidente do GREMM disse ao noticiário Le Devoir, é que uma das outras fêmeas pudesse ser induzida a alimentá-lo. Infelizmente, a maioria dos relatórios recentes sugere que isso não aconteceu ainda – o que torna a situação particularmente precária para o filhote.

As baleias beluga amamentam seus filhotes por cerca de dois anos. Este bebê, com apenas alguns dias de idade, está desesperadamente precisando de uma mãe de leite para dar-lhe um começo vital de vida.

“Por enquanto, nós ainda não sabemos o desfecho da história”, disse Michaud ao Le Devoir.

A sobrevivência do filhote é particularmente vital, pois a população de baleias beluga decai para níveis sem precedentes na região de St. Lawrence.

A área, observa Michaud, certa vez abrigou milhares de baleias beluga. Hoje, a população está estimada em menos de 900. A dizimação, de acordo com o World Wildlife Fund of Canada, é devido ao aumento dos níveis de poluição do rio.

Mas este bebê beluga, pelo menos, tem uma chance de lutar. Ele resistiu na praia graças aos seus jovens heróis.

Canada criancas salvam beluga4

E agora, ela espera por uma mãe.

Para mais informações sobre o que pode se fazer para ajudar a apoiar as baleias beluga do Rio St. Lawrence, clique aqui.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.