Crianças tem encontro inusitado com jaguatirica e salvam o animal no meio de rio em SP; VÍDEO

Crianças tem encontro inusitado com jaguatirica e salvam o animal no meio de rio em SP; VÍDEO
Filhote de Jaguatirica estava nadando exaustivamente antes de ser resgatado nesta terça-feira (28), em Ilha Comprida — Foto: Reprodução

Um piloteiro e algumas crianças que faziam o trajeto em um barco-escola, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos ao avistarem um filhote de jaguatirica nadando exaustivamente. Um vídeo obtido pelo g1, nesta quarta-feira (29) registrou parte da ação.

VÍDEO: Filhote de Jaguatirica é salvo por piloteiro e crianças de barco-escola no litoral de SP

O piloteiro Jean Claude Mendes avistou que o filhote no Rio Boguaçu. A jaguatirica estava com dificuldade em terminar o trajeto. Por isso, o Mendes deu a volta com o barco, se aproximou e lançou um remo. O animal se agarrou ao objeto. A cena emocionou as crianças que estavam à bordo e ajudaram no salvamento (veja o vídeo acima).

De acordo com Mendes, não houve risco para as crianças. Ele mudou o trajeto para soltar o filhote em terra firme, na margem do Rio Boguaçu, na direção em que nadava antes de ser resgatado.

Para ele, o salvamento foi gratificante e emocionante. “Ela estava nadando desesperada. Foi muito bom resgatá-la com a ajuda das crianças, que ajudaram a segurar o remo”, conta.

A Polícia Ambiental afirmou que em razão do animal não apresentar ferimentos, o procedimento realizado pelo piloteiro foi correto. Por conta da ocorrência, equipes farão o monitoramento nas margens do rio para verificar qualquer movimento diferente na área.

Por meio de nota, a diretora do Departamento de Educação de Ilha Comprida, Valéria Pontes, destacou a experiência ímpar das crianças, a sensibilidade e o respeito pela natureza do piloteiro e a união de todos no salvamento.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.