Criminosos invadem casas e realizam massacre de animais em municípios do Marajó, PA

Criminosos invadem casas e realizam massacre de animais em municípios do Marajó, PA
Crédito: Reprodução/PMPA

Na última semana, criminosos especializados em roubo de gado provocaram momentos de terror ao invadir casas de ribeirinhos e matando centenas de animais de criação de gado nos municípios de Chaves, Soure e Santa Cruz do Arari. Segundo informações, a ação sincronizada dos criminosos foi uma retaliação a operações da Polícia Civil, Polícia Militar do Pará e o Grupamento Aéreo, que atuaram em combate ao roubo de gado nos municípios.

Na região, quadrilhas especializadas em roubo de gado abatem animais de forma ilegal e vendem as peças para consumo nos mercados da região e do município de Macapá, capital do Amapá. Além do abate ilegal, os criminosos abandonam os restos nos locais de abate, como o Lago Arari, caracterizando crime ambiental.

Durante a operação policial, foram abordadas diversas embarcações operando irregularmente em relação a documentação adequada, acondicionamento e transporte de gêneros alimentícios in natura e transporte da carne de espécimes da fauna silvestre. De acordo com informações, a fiscalização teria pego diversas pessoas que atuam desta forma, mas os ladrões de gado fugiram do local. Até o momento, não há informações sobre a localização dos autores das invasões.

Fonte: Roma News


Nota do Olhar Animal: O massacre de animais cometido pelos criminosos antecipa o massacre realizado por seus tutores, que pretendiam comercializar ou consumir a carne dos animais. Ambos os massacres são dignos de repúdio. A situação mostra que, lamentavelmente, a questão para muitas pessoas não é o massacre em si, mas quem se beneficia dele.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.