Crocodilos salvam vida de cão perseguido por matilha. “Empatia emocional”

Crocodilos salvam vida de cão perseguido por matilha. “Empatia emocional”
Journal of Threatened Taxa

Três crocodilos salvaram a vida de um cão abandonado que estava a ser perseguido por uma matilha, quando poderiam ter “facilmente devorado” o animal indefeso. Segundo cientistas, uma das razões poderá ter sido por sentirem “empatia emocional”.

Esta situação foi descrita num novo estudo, publicado recentemente no Journal of Threatened Taxa, por cientistas dedicados à observação de crocodilos do pântano, normalmente vistos em Maharashtra, na Índia.

De acordo com os estudiosos, quando um cão estava a ser perseguido por uma matilha de cães selvagens e mergulhou no rio Savitri para escapar, três crocodilos aproximaram-se rapidamente. Dois deles mostraram “um comportamento mais dócil” do que o esperado, tendo guiado o animal para uma margem segura.

“Dado que os crocodilos poderiam facilmente ter devorado o cão, mas nenhum deles atacou e, em vez disso, optaram por empurrá-lo em direção à margem, significa que o impulso da fome estava ausente”, equacionaram, citados pela CBS News.

Ainda que os cientistas não tenham explicações concretas para esta ação, o estudo apontou que os animais estavam a mostrar a sua “empatia emocional”.

“O curioso caso de um cão ‘resgatado’ por um grupo de crocodilos relatado aqui parece mais uma questão de empatia do que de comportamento altruísta”, consideraram.

Fonte: Notícias ao Minuto / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.