Cuidado com animais aumenta com a implantação do Núcleo de Bem-Estar Animal, em Piracicaba, SP

Cuidado com animais aumenta com a implantação do Núcleo de Bem-Estar Animal, em Piracicaba, SP
Matheus Santos, veterinário e coordenador do Núcleo, com um dos cães residentes no NBEA (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Criado em agosto do ano passado, o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA) tem se destacado no município no desafio de proteger os animais. Prova disso são os números desde que entrou em atividade. Este ano, foram castrados 6.056 animais até o momento. Essa soma representa cerca de 15% da população de animais do município, segundo Matheus Santos, veterinário e coordenador do Núcleo na cidade.

Em comparação ao ano passado, houve um aumento de mais de 1.000 animais castrados, um recorde, pois os 6.056 animais castrados superam de longe o maior índice de 2019, com 5.500 animais atendidos, um recorde.

“Muito disso porque, este ano, o NBEA não paralisou seus serviços em nenhum momento, incluindo ainda em seus trabalhos o Programa Castra Fácil, onde animais de bairros carentes puderam ser atendidos em horários especiais.

O NBEA foi criado por meio de parceria entre as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Saúde (SMS). A Secretaria da Saúde SMS entrou com a parte de profissionais e medicamentos, e a Sedema com a gestão, uma vez que envolve animais.

O Núcleo de Bem-Estar Animal visa garantir a qualidade de vida dos animais que acabam chegando pelo serviço do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), recolhidos em vias públicas por enfermidades, atropelamentos ou por maus-tratos.

O NBEA também tem atuado nas questões de fiscalização de maus-tratos e orientação em guarda responsável, bem como busca de adotantes para os animais que passam pelo Núcleo.

Além disso, o NBEA se prepara para em 2023 prestar atendimento a animais de tutores carentes, que vivem abaixo da linha da pobreza, bem como para aqueles que estão presentes no Cadastro Único.

“Entre os projetos realizados neste ano, podemos citar a reestruturação do espaço, com pintura, construção de solários e a transferência do Disk Animais, que está em processo de finalização. Além disso, o programa Castra Fácil atendeu animais nos bairros do Gilda, do Bosques do Lenheiro e do Mário Dedini, realizando castração gratuita. Só neste programa, castramos cerca de 500 animais, em um período de seis meses de ação”, contou Matheus.

Os serviços que o Núcleo realiza atualmente com os animais que ali se encontram são justamente os cuidados em relação à parte comportamental, já que muitos possuem traumas e isso implicava na dificuldade de adoção. “Hoje, isso tem mudado. Sem contar com as ações em conjunto com o CCZ de Piracicaba, otimizando os cuidados e concentrando animais para adoção de cães, gatos e cavalos”, explica o veterinário.

A união das duas Pastas é fundamental, pois um setor depende do outro. “Todo o fluxo de trabalho foi melhorado, porque agora conseguimos ter mais agilidade no atendimento, principalmente, o que torna todas as ações do Núcleo mais efetivas e eficazes”, frisou Matheus.

Histórias

Um caso que chocou muito a equipe e Piracicaba foi o das cadelas Keka e Meg, no bairro Parque Orlanda. Keka, sendo a mãe da Meg, ficou presa mais de 12 horas em uma barra de ferro sem o tutor dos animais dar qualquer atenção. Ela estava abandonada, praticamente para morrer. “A Meg estava com o corpo tomado por sarna e sem alimentação. Ambas foram acolhidas pelo Núcleo. Keka foi adotada e Meg ainda procura por um lar”, conta o veterinário.

“Contamos muito com a participação popular na questão da doação de animais, bem como na questão de denúncias, para que possamos garantir que os animais tenham suas vidas salvas. A ajuda da população faz com que aumentemos o número de animais doados e, por consequência, consigamos atender melhor os animais que estão sofrendo em vias públicas por atropelamento ou qualquer enfermidade, que coloque a vida deles em risco”, explicou Matheus.

Serviços

Os serviços mais frequentes do Núcleo são os de recolhimento de animais feridos e também de orientação em guarda responsável.

Para os tutores, neste final de ano, é importante sempre se atentar aos cuidados básicos dos animais, principalmente quanto aos fogos de artifício com estampido, pois além de causar desconforto aos pets, são proibidos por lei.

“Por isso, é preciso que denunciem, para que possamos coibir este tipo de ação, através do 153 – Pelotão Ambiental. O SIP-156 está à disposição da população, para maus-tratos, atropelamentos ou animais na rua que necessitam de atendimento, portanto busquem sempre que necessário, para que nossa equipe possa atender de forma efetiva”, orienta o veterinário.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.