Cuidado com os animais é transformado em prevenção com o Castramóvel, que atua desde 2018 em Taquara (RS) e é pioneiro

Cuidado com os animais é transformado em prevenção com o Castramóvel, que atua desde 2018 em Taquara (RS) e é pioneiro
Foto: Divulgação

A castração de gatos e cachorros traz diversos benefícios para a vida dos animais, mas também para a sociedade. A castração, quando realizada de forma adequada, torna os animais mais calmos, fazendo com que eles saiam com menos frequência de casa e não se envolvam em brigas na rua, além de prevenir o câncer de mama e doenças no útero, para as fêmeas, e de tumor nos testículos, para os machos. Ao realizar a castração, é possível prevenir a procriação indesejada, evitando a superpopulação de animais domésticos que, por muitas vezes, acabam por ir parar nas ruas, abandonados após uma ninhada indesejada pelos donos dos animais.

Levantamentos são realizados nos bairros da cidade de Taquara. Foto: Magda Rabie

Pensando na prevenção de procriações indesejadas e no cuidado com a saúde dos bichinhos, em 2016, a Administração de Taquara assinou o contrato de aquisição, garantia e assistência técnica do primeiro Castramóvel da região. O veículo adaptado, com 2×3 metros, equipado com mesa de inox, pia e água pressurizada, serve como centro cirúrgico para castração gratuita de cães e gatos. O veículo foi adquirido com o investimento de R$ 23 mil, advindo de recursos do Programa Municipal de Proteção Animal, do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Os serviços do Castramóvel começaram a ser efetuados em dezembro de 2018, após realizadas as adequações do projeto junto ao Conselho de Medicina Veterinária, explicou Laura Carolina Huff, secretária Municipal de Meio Ambiente de Taquara.

O Castramóvel oferece o serviço de castração de cães e gatos de rua e de animais cujos proprietários sejam beneficiários de programas sociais ou que se enquadram em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Meio Ambiente, através da veterinária e auxiliar veterinária, realizam um levantamento da quantidade de animais em situação de abandono em uma determinada localidade, para então agendar um atendimento naquela localidade/bairro da cidade.

Novos bairros deverão ser atendidos

Além disso, os cuidadores interessados em receber o serviço deverão solicitar na Secretaria de Meio Ambiente a ficha de cadastramento que, junto com cópia do RG e CPF e comprovante de residência e de renda deverá ser encaminhada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e, posteriormente, ao protocolo geral da Prefeitura. Até o momento, mais de 40 atendimentos já foram realizados pelo serviço da Secretaria de Meio Ambiente. O primeiro atendimento aconteceu no bairro Tucanos, na casa da dona Nelci Soares, uma cuidadora que tem cerca de 30 gatos e 35 cachorros. “É uma coisa muito boa, que esperávamos há muito tempo. Nós, que passamos por este problema, sabemos as dificuldades que encontramos no caminho”, afirma dona Nelci. No começo deste ano os animais da localidades de Morro da Cruz receberam atendimento do castramóvel. Agora estão sendo realizados levantamentos nos bairros da cidade e, em breve, será divulgado um calendário com o cronograma de atendimentos que serão realizados, informou Laura. O projeto Castramóvel, junto com o Projeto Todo Focinho Merece Carinho, integram o Programa Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, que busca garantir a saúde destes animais, sensibilizando a comunidade sobre o abandono e maus tratos, e controlando o crescimento da população de animais de rua. O Projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Taquara, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação.

Por  por Lilian Moraes e Gabriela Cardozo

Fonte: Repercussão Paranhana

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.