Cuidado e respeito aos animais farão parte do ‘currículo’ das escolas de Betim, MG

As salas de aulas de Betim, na região metropolitana, começam, a partir da próxima semana, a serem transformadas em um espaço que vai ensinar o cuidado e o respeito com os bichinhos de estimação.
Por meio do projeto Mundo Animal, instituições públicas de ensino da rede municipal, que atendem crianças de 4 a 11 anos, passarão a ter, semanalmente, em sua grade curricular, aulas lúdicas e bem divertidas sobre essa temática. Inicialmente, o projeto será implementado em cinco escolas e três creches, mas, até agosto, a previsão é que todas as unidades escolares sob responsabilidade do município sejam contempladas com essa iniciativa pioneira em Minas Gerais.
“Sabemos que a educação é a base de tudo. É na primeira infância que as crianças aprendem a compartilhar e a respeitar. As crianças, tendo todas essas informações, vão multiplicá-las entre os seus familiares. Estamos começando essa iniciativa pioneira em cinco escolas e três creches da regional Norte, mas, em um segundo momento, ela vai atender todas as escolas de Betim. Capacitamos mais de 600 professores para o engajamento do projeto. Assim, toda semana, as crianças terão um horário durante a semana para aprender os cuidados com os animais”, explica a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.
O Mundo Animal, uma parceria entre a Superintendência de Defesa Animal (Sepa) e a Secretaria Municipal da Educação, foi lançado oficialmente, nesta segunda-feira (5), no Teatro Municipal Newton Amaral Franco, e contou com a presença de centenas de alunos, como é o caso da Evelly Vitória dos Santos, de 8 anos. A estudante da Escola Municipal Mário Marcos Cordeiro Tupynambá, no bairro Alto das Flores, conta que, no evento promovido pela prefeitura, “aprendeu que não se pode maltratar os animais”. “Mesmo se a pessoa não gosta de animais, não pode bater e abandonar. Os animais também têm sentimentos”, afirma a menina.
Quem também prestigiou o lançamento do projeto e aprendeu direitinho a importância de lutar contra o abandono e os maus-tratos aos animais foi Yasmin Fonseca Santos, de 9 anos, aluna da Mário Marcos Cordeiro. “Achei tudo muito legal e divertido. Aprendi que a gente não pode maltratar os animais e, deve, sim, cuidar deles”, disse a menina.
Diretora da Mário Marcos, Lilian Aparecida de Souza conta que na região onde a escola funciona há muito casos de abandono de cães e gatos. Por isso, para a educadora, será de extrema importância o desenvolvimento do projeto. “As crianças, ao se conscientizarem de como tratar e a respeitar os animais, vão transmitir essas informações para os seus pais”, salienta.
Nessa primeira fase, a Sepa, que já ofereceu aos educadores dos ensinos infantil e fundamental uma formação presencial, ensinando a eles temas como educação ambiental, guarda responsável, combate aos maus-tratos, noções de cuidados aos animais e serviços oferecidos pelo município para a proteção animal, irá monitorar as ações desenvolvidas em sala de aula sobre o tema, como atividades lúdicas e recreativas, além de auxiliar os educadores no conteúdo abordado. O projeto inclui ainda atividades com os cães que fazem parte do canil da Guarda Municipal e ações em parceria com a PUC Minas.
“O projeto tem como objetivo não apenas transmitir conhecimento sobre os animais, mas também incentivar mudanças de comportamento e atitudes positivas em relação a eles. As crianças terão a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação e da proteção dos animais, ao mesmo tempo em que desenvolvem valores como empatia, respeito e responsabilidade”, ressalta a superintendente de Defesa Animal, Roberta Cabral.
Ver essa foto no Instagram
Por Lisley Alvarenga
Fonte: O Tempo