Curitiba: cachorros são envenenados no Boqueirão, e dois morrem

Curitiba: cachorros são envenenados no Boqueirão, e dois morrem
Cachorro foi envenenado na segunda-feira (2), em Curitiba, mas passa bem — Foto: Amanda Menezes/RPC

Pelo menos, seis cachorros foram envenenados no bairro Boqueirão, em Curitiba, na segunda-feira (2), de acordo com relatos dos moradores.

Vídeo: Carne com veneno é jogada para cães no Alto Boqueirão.

O veterinário Lucas Bueno, que recebeu chamadas para atender os cães, disse que dois morreram.

“Eu cheguei a realizar o atendimento de quatro [animais envenenados]. Dois chegaram a óbito antes de conseguir realizar o atendimento”, contou o veterinário.

De acordo com o veterinário, todas as chamadas foram feitas na mesma faixa de horário, por volta das 11h. As casas onde os cachorros foram envenenados ficam na Rua Vereador Antônio Giacomassi.

Casas onde cachorros foram envenenados ficam na a Rua Vereador Antônio Giacomassi, no Boqueirão, em Curitiba. — Foto: Amanda Menezes/RPC

“Alguns tutores conseguiram ver o momento em que alguém jogou uma carcaça de frango”, afirmou Bueno. Por isso, evitaram que os cães comessem a carne envenenada.

O veterinário disse que ainda não é possível saber que tipo de veneno tinha na carne de frango, pois é preciso fazer testes laboratoriais.

“Os sinais clínicos se apresentam, primeiramente, com salivação, dificuldade de locomoção, tremedeira, vômito e diarreia evoluindo em alguns casos para o óbito, por consequência desse envenenamento”, explicou.

Um dos cachorros que foi alvo do envenenamento é o Dragão. A dona dele contou que conseguiu tirar a carne envenenada da boca dele. O veneno foi dado aos cães em pedaços de carne.

Boletim de Ocorrência

O delegado-titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Matheus Layola, disse que até o fim da manhã desta terça-feira (3) nenhum Boletim de Ocorrência (B.O.) tinha sido registrado.

Layola explicou que os tutores precisam fazer o B.O. para que a polícia investigue o ocorrido. Esses casos de envenenamento, conforme o delegado, são considerados maus-tratos a animais.

Dona desse cachorro, o Dragão, conseguiu tirar o pedaço de carne envenenada da boca dele. — Foto: Amanda Menezes/RPC

Envenenamento na CIC

Em 2019, uma situação parecida aconteceu na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Quatorze cachorros foram envenenados, e dois morreram.

Nesse caso, o veneno era chumbinho e foi colocado em linguiças, que foram arremessadas dentro dos quintais.

Por Amanda Menezes

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.