Curitiba (PR) tem 270 reclamações de maus-tratos contra animais por mês

Curitiba (PR) tem 270 reclamações de maus-tratos contra animais por mês

PR curitiba caes maus tratos 650x433

O serviço 156 da prefeitura de Curitiba recebeu 810 reclamações sobre maus-tratos de animais pela cidade ao longo dos últimos três meses. As informações estão disponíveis no site da prefeitura, na base de dados abertos.

O número significa uma média de 270 denúncias do gênero por mês, ou nove por dia. O que não significa que todas as denúncias representem realmente casos de maus-tratos. Muitas vezes a prefeitura afirma que os casos não se confirmam.

Há vizinhos por exemplo que reclamam do barulho de cachorros, imaginando que estão sendo maltratados. Outros dizem que a aparência dos animais é ruim, o que faz supor que podem não estar sendo bem cuidados.

Uma resposta comum da prefeitura a esses casos diz que há muitas denúncias feitas sem necessidade. “Senhor cidadão seria importante que antes de qualquer denuncia, tenha-se uma conversa com seu vizinho, pergunte qual o problema do animal, na grande maioria dos casos não há maus tratos e uma simples conversa pode esclarecer o problema, sem ser necessária a intervenção da fiscalização”, diz o texto.

Há, porém, muitos casos mais sérios, como as denúncias de casos de animais abandonados em terrenos baldios. Neste caso, a prefeitura orienta os cidadãos a procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência.

Fonte: Gazeta do Povo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.