Curitiba (PR) terá manifestação no sábado por justiça no caso dos pit bulls de Mairiporã, SP

Curitiba (PR) terá manifestação no sábado por justiça no caso dos pit bulls de Mairiporã, SP
Foto: Polícia Civil do Paraná/Divulgação

No próximo sábado (21), a partir das 10 horas, a ONG Somos – Amigos dos Animais de Curitiba promoverá a Manifestação `Justiça pelos Pit bulls de Mairiporã!`na Praça Santos Andrade. A organização pede que os manifestantes vistam preto e levem cartazes. 

“Este é o sentimento com a liberdade dada pela justiça para os maníacos que participavam do show macabro na rinha de pitbulls no município de Mairiporã. Mais uma vez um juiz em um despacho, dá a proteção animal uma importância menor, justificando a liberação dos bandidos torturadores de animais, como pessoas que cometeram um crime de pouca gravidade! Até quando vamos assistir os animais serem tratados como coisas menores sem a devida relevância? Precisamos nos mobilizar! Precisamos ocupar as ruas! Precisamos mostrar nossa indignação! Animal não é coisa! Bicho não é lixo!”, diz o texto que chama para o protesto no Facebook. O evento conta 293 confirmações de presença e 1000 interessados. 

O escândalo dos pit bulls passou por Curitiba.  Cinco cães da raça pit bull foram apreendidos na última terça (17), em um canil localizada no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O canil pertenceria ao criador dos cães encontrados na rinha cães localizada na área rural de Mariporã, município da Grande São Paulo. Na ocasião foram presas 41 pessoas. O dono do canil foi solto. A ação é um desdobramento da operação de domingo(15).

Ao chegarem ao local, os policiais constataram que os animais estavam em situação de maus-tratos. Nos cães, que estavam em gaiolas separadas. Um veterinário foi chamado pelos os policiais. Várias cicatrizes foram constatadas nos animais o que reforça a suspeita de que eles também tenham participado das lutas. O delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, afirmou que entrará em contato com a Polícia de São Paulo, responsável pelo andamento das investigações naquele estado, para pedir prisão do dono do canil. “Era uma quadrilha extremamente organizada e que causava intenso sofrimento a esses animais”, afirmou  No local, 19 cachorros da raça pit bull foram resgatados. O esquema era internacional. Um médico, um veterinário e um policial militar também foram detidos. “Uma cena de terror, tinha cachorro morto, cachorrro machucado, em 13 anos de polícia eu nunca tinha visto nada parecido”, disse.

Ainda conforme o delegado, o veterinário tinha como tarefa reanimar os animais para que eles seguissem brigando até a morte. Além disso, os animais não tinham comida nem água suficiente como objetivo de deixá-los estressados para que pudessem brigar.

Ainda conforme o delegado, as apostas eram feitas fisicamente, ali no local, e também pela internet – no mundo inteiro, conforme o delegado. “Era uma rinha internacional. Ano passado foi na República Dominicana, esse ano aqui no Brasil. Ano que vem provavelmente seria em outro país”, disse. No local, a Polícia Civil de São Paulo apreendeu R$ 47 mil. Entre os cães, havia animais avaliados em R$ 200 mil.

Fonte: Bem Paraná 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.