Decisão judicial autoriza doação dos cães resgatados após denúncia de maus-tratos em Adamantina, SP

Decisão judicial autoriza doação dos cães resgatados após denúncia de maus-tratos em Adamantina, SP
Animais resgatados em situação de maus tratos serão colocados para adoção, após autorização judicial. Quatro filhotes são os primeiros que estarão à procura de um novo lar (Cedida).

Uma decisão do Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, pela Segunda Vara, no final da tarde desta sexta-feira (12), autorizou a doação dos cães que foram resgatados na terça-feira (9), após denúncia de maus tratos. Seis animais – um macho e uma fêmea adultos – e quatro filhotes foram retirados do local. O tutor dos animais foi preso em flagrante e solto na audiência de custódia, para responder às acusações em liberdade.

O pedido de autorização judicial para doação dos animais foi feito pela delegada Rita de Cássia Gea Sanches, titular do 1º DP da Polícia Civil de Adamantina. Ao concluir o inquérito sobre o caso e remeter à Justiça, ela representou ao Poder Judiciário para que autorizasse a adoção responsável dos animais após a conclusão do tratamento realizado pela médica veterinária Jamille Merino Demiscki. “O pedido visa dar segurança jurídica e emocional aos adotantes”, explicou ao SIGA MAIS.

Filhotes estão prontos para adoção. (Foto: Cedida).

Agora, com o sinal verde dado pela Justiça, a Prefeitura de Adamantina deve divulgar sobre a dinâmica de triagem dos interessados na adoção, inicialmente dos quatro filhotes. Os animais estão sob os cuidados do Departamento de Controle de Vetores e são assistidos pela médica veterinária Jamille Demiscki. Antes de serem entregues aos novos adotantes, serão chipados.

Animais se recuperam

Desde que foram resgatados na segunda-feira, os cães passaram por avaliação e cuidados profissionais. Ao serem recolhidos, os animais receberam os primeiros atendimentos com a retirada de carrapatos, vermes, banho, higienização e alimentação, além de carinho dos acolhedores.

Os dois animais adultos foram diagnosticados inicialmente com erliquiose (doença do carrapato) e iniciaram tratamento imediatamente. O macho também tinha miíase cutânea (bicheira), cujas larvas foram retiradas uma a uma do corpo do animal. Depois, apurou-se que dois animais adultos foram testados positivo para leishmaniose, porém será aguardado novo laudo conclusivo vindo de Marília, pois estavam muito debilitados quando foram colhidos materiais biológicos para o exame inicial. 

Todo os cães estão alimentados, dóceis e interagem com a equipe. “Apenas o macho adulto está mais debilitado, porém brinca e gosta de receber carinho”, conta Fran Alves, do Controle de Vetores.  

O caso

Na segunda-feira um ajudante geral de 30 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar, após a corporação ser acionada pelo 190, por denúncia anônima. Os policiais foram ao local, constataram a denúncia e identificaram e prenderam o suspeito. No endereço denunciado foram encontrados os seis cães.

Na sequência o caso foi apresentado pela PM à Polícia Civil, que manteve a prisão do homem e abriu inquérito para investigar o caso. No dia seguinte, o ajudante geral foi submetido à audiência de custódia junto ao Poder Judiciário, que decidiu pela sua soltura, para responder às acusações em liberdade. A Justiça também fixou medidas cautelares em desfavor do investigado, como a proibição de ter a guarda de animais.

O inquérito foi concluído rapidamente pelo 1º DP e remetido eletronicamente à Justiça, para seus próprios encaminhamentos. Na peça de investigação foram juntados laudos da Polícia Científica e da médica veterinária que atendeu ao caso.
 
Fonte: Siga Mais 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.