Defesa Civil de Taquara (RS) resgata cães abandonados e denuncia sua tutora à Polícia Civil

Na manhã de sábado (21), após receber uma denúncia de maus-tratos contra animais, uma equipe da Defesa Civil de Taquara foi até uma residência, localizada na rua Marechal Floriano, no Bairro Petrópolis, e regatou dois cachorros em situação degradante. Na sequência, a tutora dos animais foi denunciada à Polícia Civil.
Conforme o registro feito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Taquara, pelo coordenador da Defesa Civil de Taquara, Alessandro Santos, sua equipe já havia estado naquele endereço quatro vezes anteriormente, sem nunca ter encontrado a suposta proprietária do imóvel.
Por volta de 11h de sábado, ao avistar os dois cachorros, um adulto e um filhote, os agentes da Defesa Civil solicitaram o apoio da Brigada Militar (BM) e entraram no pátio para resgatar os animais, que estavam sem água, sem comida e amarrados a uma corrente.
“Quando chegamos no local, do portão avistamos uma cadela, de grande porte, em situação de desidratação, e sem água ou comida. Junto a ela estava um filhote, amarrado, também com sinais de desidratação”, conta Alessandro.
Durante o resgate, testemunhas relataram que a tutora dos animais costumava sair de casa por dias, deixando mãe e filhote sem água ou comida. Após o resgate, os animais foram encaminhados para avaliação e tratamento em uma clínica veterinária da cidade, apresentando nítidos sinais de maus-tratos, como ferimentos e magreza excessiva.
Alessandro também foi até a DPPA de Taquara e registrou o caso às autoridades policiais.
“Segundo o laudo veterinário, a cadela está com desidratação e anemia e segue sendo monitorada e medicada. Por parte do Município, a tutora será autuada e multada e, segundo os trâmites legais, será chamada pela Polícia Civil, que provavelmente irá instalar um inquérito, devendo responder pelos crimes de crueldade e maus-tratos aos animais”, informa o coordenador da Defesa Civil de Taquara.
E reforça: “Qualquer um que venha a cometer o crime de maus-tratos contra animais irá responder em todas as esferas”.
Denúncias podem ser repassadas pelo telefone (51) 98947-1509, com Alessandro Santos, coordenador da Defesa Civil de Taquara.
Fonte: Rádio Taquara