Defesa Civil lança campanha Espaço Animal, em Duque de Caxias, RJ

Defesa Civil lança campanha Espaço Animal, em Duque de Caxias, RJ

 RJ duquedecaxias defesacivil483290

A secretaria municipal de Defesa Civil de Duque de Caxias lançou , na Praça do Pacificador, no Centro, a campanha Espaço Animal Caxiense, que tem como objetivo informar e mobilizar a população sobre a importância dos cuidados com os animais.

A atividade irá percorrer os quatro distritos durante 17 semanas orientando o público em relação à proteção e bem-estar dos animais.

“A discussão em torno da prevenção em emergência animal estava esquecida, então resolvemos trazer o debate do tema para população criando um serviço dentro da secretaria para prestar informações, criar protocolos e ministrar palestras.

Nosso foco é divulgar esse trabalho. Além disso, também estamos convocando as pessoas a participarem da rede SVAC, que oferece um curso de primeiros socorros para animais”, destacou o coordenador do projeto, subsecretário de Proteção Comunitária, Vilson Santos.

Para o secretário de Defesa Civil, Marcello Silva da Costa, os animais têm uma importância fundamental no bem estar das famílias e por isso também precisam dessa atenção por parte do poder público. “Com o crescimento de Caxias, os cuidados com os animais devem ter uma atenção especial. Tudo isso contribui para construção de uma cidade resiliente. É o começo de uma grande mobilização preventiva”, afirmou.

A ação também servirá como ponto de apoio para o Plano de Contingência para animais em situação de emergência, elaborado pela Defesa Civil de Duque de Caxias. O protocolo prevê o cadastramento de pessoas aptas a receber animais para servirem de apoio caso a cidade passe por alguma situação de risco.

A Defesa Civil de Duque de Caxias também vem trabalhando juntos aos órgãos responsáveis pela proteção de animais para poder receber denúncias em caso de maus tratos. “O nosso trabalho não é repreender os crimes contra animais, mas dar assistência à população para que a denúncia chegue aos órgãos responsáveis”, explicou o secretário Marcello Silva da Costa.

Calendário do projeto Espaço Animal Caxiense

06/08 – Praça do Pacificador (Av. Governador Leonel de Moura Brizola – Centro)
13/08 – Praça do Pacificador (Av. Governador Leonel de Moura Brizola – Centro)
27/08 – Praça do Humaitá (Av. Brigadeiro Lima e Silva – Centro)

Fonte: Diário Democrático

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.