Delegacia eletrônica registra 158 denúncias de maus-tratos contra animais em Campinas, diz SSP

Delegacia eletrônica registra 158 denúncias de maus-tratos contra animais em Campinas, diz SSP
Duque foi salvo de situação de maus-tratos após denúncia de vizinho — Foto: Reprodução/EPTV

Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), serviço via internet para denúncias de maus-tratos aos animais no estado de São Paulo, registrou 158 queixas em Campinas (SP) entre janeiro e novembro deste ano. Segundo uma ONG da cidade, os números refletem uma subutilização da ferramenta, ainda pouco conhecida pela população. 

Vídeo: Polícia Civil de Campinas recebe menos denúncias de maus-ratos contra animais do que ONGs.

 De acordo com Flávio Lamas, vice-presidente da Associação Amigos dos Animais de Campinas (Aaac), a entidade recebeu mais de 500 denúncias de maus-tratos no mesmo período. Para ele, a discrepância entre os dados se deve à dificuldade dos denunciantes em ter retorno sobre as queixas apresentadas pela internet.

“A gente tem muito caso acontecendo, as ONGs recebem, o Conselho Municipal de Defesa Animal de Campinas recebe… então a gente vê que falta realmente apuração efetiva até para servir de exemplo, que possa impedir novos casos”, explica Lamas.

Flávio Lamas, vice-presidente da ONG Associação Amigos dos Animais de Campinas (Aaac) — Foto: Reprodução/EPTV

Anonimato
 
Criada em 2016, a Depa permite que moradores de todo o estado realizem denúncias anonimamente, além do acompanhamento de queixas já realizadas. Caso a situação de maus-tratos esteja acontecendo no momento da denúncia, o usuário é orientado a ligar para o telefone 190.

Depois de formulada, a denúncia é encaminhada para a unidade policial correspondente, seja no interior ou na capital, com prazo máximo de 10 dias para resposta, afirma a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Ainda segundo a SSP, caso a denúncia seja confirmada, o delegado responsável deve tomar as medidas cabíveis, como elaborar o boletim de ocorrência e instaurar inquérito policial para investigação do caso. 

Divisão municipal
 
Além da Depa, os denunciantes podem utilizar um canal destinado às denuncias de crimes de maus-tratos aos animais e danos ao meio ambiente criado pela Polícia Civil de Campinas. O contato pode ser feito pelo telefone (19) 3231-3900 ou pelo WhatsApp (19) 99995-7944.

O horário de funcionamento do Setor de Intervenção Estratégica (Sie) é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, com o atendimento estendido à Central de Flagrantes, localizada no 1º Distrito Policial, no Botafogo, durante a noite e aos finais de semana.

“As seccionais ficaram com poderes para realizar as mesmas investigações que esses órgãos especializados fazem, incluindo as investigações de crimes ambientais, que também envolvem maus-tratos de animais”, destacou o delegado da 1ª Seccional, Nestor Penteado Filho.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.