MS CampoGrande delegacia nucleo animais H

Delegacia terá núcleo contra maus-tratos aos animais, em Campo Grande, MS

Presidente do Abrigo dos Bichos faz apelo por conscientização nas escolas.

Por Karine Alencar

MS CampoGrande delegacia nucleo animais

Depois muitas denúncias de maus-tratos de animais, o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) Wilton Vilas Boas pretende criar um núcleo especializado na causa. Segundo ele, não há datas para o início do trabalho especializado, mas a ideia é que até o final do ano, a nova divisão já esteja preparado para iniciar as atividades e talvez, até em funcionamento.

Wilton explica que ele e sua equipe estão conseguindo acompanhar praticamente todos os casos de maus-tratos que chegam até a Decat. Mas, ainda assim ele vê a necessidade de um núcleo especializado, e quer dar prioridade para esta causa por conta da grande demanda.

A presidente do Abrigo dos Bichos da Capital Maria Lúcia Metello, conta que desde a gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB) ela juntamente com sua equipe, já havia feito  o pedido de uma delegacia específica aos animais, mas não teve êxito. Ela acredita que a iniciativa do delegado pode ajudar a causa.

“Criar um núcleo não vai solucionar o problema, mas pode ser um abre portas, pois as delegacias registram e encaminham as denúncias, mas dificilmente aplicam sanções para indivíduos que cometem maus-tratos. É necessário muito mais que isso, tem que existir um grupo de promotores para agir de forma direta operando nas condenações, quando registrados os boletins”, analisa Maria Lúcia.

Além do apelo por condenações, a presidente do Abrigo dos Bichos da Capital ainda tem sugestões para tratar o problema. “Creio que as escolas podem ajudar também se incluir a conscientização na grade escolar, sensibilizar as crianças desde já para que se tornem adultos responsáveis”. Segundo ela, essas duas medidas podem ajudar a solucionar o problema.

MS CampoGrande delegacia nucleo animais2

MS CampoGrande delegacia nucleo animais3

MS CampoGrande delegacia nucleo animais4

MS CampoGrande delegacia nucleo animais5

Fonte: Diário Digital

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.