Delegacia Virtual de Santa Catarina lança registro on-line de maus-tratos a animais

Delegacia Virtual de Santa Catarina lança registro on-line de maus-tratos a animais
Foto: Reprodução

A Delegacia Virtual da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina conta agora com o registro on-line de boletins de ocorrências contra maus-tratos de animais. O desenvolvimento realizado pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) visa atender à lei 17.404, que prevê a criação desta funcionalidade no portal eletrônico da Polícia Civil para esse tipo de atendimento.

Para agilizar a criação do boletim, o CIASC utilizou a tecnologia low-code GeneXus, ferramenta de Inteligência Artificial que automatiza linguagens de programação tradicionais.

Antes da implantação dessa tipificação de boletim de ocorrência, qualquer registro deveria ser feito em uma delegacia pessoalmente. Agora, é possível fazer o mesmo registro em poucos minutos, de forma on-line, economizando o tempo do cidadão e agilizando a ocorrência para a Polícia Civil.

Já os atendentes da delegacia virtual, que antes tinham que digitar todo o boletim de ocorrência, agora recebem o registro automaticamente no sistema, tornando a tarefa de homologação e investigação muito mais ágil.

Os registros de ocorrência incluem as práticas de ato de abuso, maus-tratos, abandono, ferimentos propositais ou mutilação de animais silvestres e domésticos, nativos e exóticos. Segundo o delegado de polícia e diretor de inteligência, Alfeu Orben, a disponibilização desta tipificação na Delegacia de Polícia Virtual de Proteção Animal de Santa Catarina não impossibilita o atendimento e o registro presencial, quando o interessado comparecer a uma delegacia.

Para o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, a atuação dos empregados do CIASC pelo desenvolvimento da ferramenta é uma conquista importante para o cidadão catarinense.

“O CIASC é um exemplo de órgão público que entende a tecnologia como um alicerce para oferecer comodidade às pessoas, primando pela disponibilização e agilidade no desenvolvimento de ferramentas para a população do Estado de Santa Catarina”, finaliza Recchi.

Fonte: Computerworld


Nota do Olhar Animal: Para fazer uma denúncia, acesse https://delegaciavirtual.sc.gov.br/inicio.aspx

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.