SP ribeiraopreto parque0

Delegado nega que haja maus-tratos a animais em parque de Ribeirão Preto, SP

Luis Geraldo Dias diz que estoques têm alimentos e lagos estão oxigenados. Dias vistoriou local após denúncia, mas arquivou o caso por improcedência.

Por Fausto Daniel

SP ribeiraopreto parque1

O titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e ao Meio ambiente, Luiz Geraldo Dias, negou na quarta-feira (4) que os animais que vivem no Parque Dr. Luís Carlos Raya, na zona sul de Ribeirão Preto (SP), estejam sofrendo maus-tratos, como sugeria denúncia protocolada na polícia. A suspeita também era uma das reclamações de frequentadores do local, que fizeram um abaixo-assinado para protestar contra o abandono no parque. A Prefeitura de Ribeirão Preto já havia negado que os animais abrigados nas dependências do parque estivessem sem comida.

O delegado arquivou a denúncia por falta de indícios e provas e rechaçou que faltasse alimentos para os bichos, após vistoria realizada na terça-feira (3). “Nós constatamos que no depósito havia estoque de ração para os peixes e milho para os patos. Os peixes estavam em ótimo estado de vida, dispostos nos lagos com água nos níveis corretos”, disse Dias.

De acordo com ele, a oxigenação da água também é feita da forma indicada. “As bombas estavam nos lagos de maneira correta, de forma que do ponto de vista ambiental não havia nenhuma irregularidade lá”, afirmou.

Reclamação

Recentemente, um grupo de frequentadores do Raya fez um abaixo-assinado para protestar contra o suposto abandono do local. Entre as reclamações, que incluíam a falta de funcionários, de água nos bebedouros e de torneiras nos banheiros, os moradores relatavam que os animais do parque não estavam sendo alimentados.

Sobre as reclamações, a Prefeitura informou, por meio de nota, que mantém três detentos, por meio de um projeto de ressocialização, e dois funcionários da Coordenadoria de Limpeza Urbana para atuar na manutenção do parque e disse que a contratação de uma nova empresa para executar os trabalhos no local está em fase de licitação. A admnistração também já havia negado que os animais estivessem sem ração.

SP ribeiraopreto parque2

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.