Denúncia aponta três cães em estado de maus-tratos em São Ludgero, SC

Após uma denúncia anônima referente a maus-tratos de animais, a Polícia Militar (PM) e a Vigilância Sanitária de São Ludgero, em um ação conjunta, retiraram de uma propriedade particular três cães em estado de desnutrição. Os cães foram encaminhados para o Hospital Veterinário do Unibave, o qual tem cooperação técnica com o município, e ficarão internados até a recuperação plena.
Não havia ninguém no local, quando a guarnição da PM e os profissionais da vigilância foram à residência. Eles constataram um cão na corrente e outros dois latindo muito.
Os profissionais perceberam um avançado estado de desnutrição, não havia alimentação e somente um pouco de água. Aparentando entre 1 ano e 1 ano e meio de idade e, após confirmada a situação de maus-tratos, os animais foram levados ao Hospital Veterinário do Unibave, em Orleans, para atendimento, internação e recuperação. Os cães não eram chipados.
A Divisão de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal de São Ludgero informa que, segundo o denunciante, os animais encontravam-se na situação há mais de um mês. O responsável será notificado e intimado, respondendo pela condição de maus-tratos.
Denúncias de maus-tratos de animais podem ser realizadas na Delegacia da Polícia Civil por boletim de ocorrência presencial ou online, ou ligando para o número 181. Também pode ser acionada a Polícia Militar pelo 190.
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Fonte: Hora Hiper