Denunciada por maus-tratos contra cães nega acusação; mulher diz que teve casa invadida e tenta recuperar animais, em Salvador, BA

A mulher denunciada por maus-tratos contra cachorros no bairro de Mussurunga, em Salvador, nega a acusação. De acordo com seu advogado, Diego Assis, as pessoas que fizeram o suposto resgate dos 20 animais entraram na casa sem autorização judicial e não informaram para onde levaram os cachorros.
A denúncia de maus-tratos foi feita na quarta-feira (6), seguida de um vídeo divulgado nas redes sociais. Nele, os cachorros aparecem com um aspecto molhado, em um cômodo sujo com fezes.
No mesmo dia, a mulher foi levada para a Central de Flagrantes, em Salvador, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada.
O advogado Diego Assis afirma que os cachorros são bem cuidados e estão com as vacinas em dia. No dia em que o vídeo foi feito, a tutora estava em processo de mudança e os havia deixado sozinhos na casa por menos de 24 horas.
“Ela está de mudança para uma outra casa no mesmo bairro. O transporte dos cachorros seria feito na terça, mas precisou ser adiado para quarta-feira por causa de alguns problemas de organização na casa nova. Ela foi até a casa em que os cachorros estavam, os alimentou, limpou o local e voltaria no dia seguinte para buscá-los”, explicou.
Ele ainda contou que os cachorros tinham acesso livre a todos os cômodos da residência, mas que por conta da entrega do imóvel, a tutora os colocou na área da varanda na terça-feira – local que aparece no vídeo. Com a chuva na madrugada, os animais se molharam e ficaram com aspecto de sujos.
“De noite, talvez por causa de latidos, alguém ligou para duas mulheres protetoras de animais e disseram que os cachorros estavam abandonados há meses, o que é mentira”, afirma.
Na quarta-feira, após fazer o transporte dos bichos para a casa nova, a tutora se deparou com a polícia. Ao voltar da delegacia, já de noite, encontrou as duas mulheres dentro de sua casa e não viu mais os cachorros.
“Os cachorros foram levados sem nenhuma autorização judicial, levaram como se fosse maus-tratos. Além disso, levaram também todas as rações dos animais e alguns pertences sumiram. As duas mulheres ficaram dentro da casa sozinhas e sem autorização”, afirma o advogado.
A tutora sabe apenas que os 20 animais foram levados para um local em Simões Filho, mas não recebeu o endereço. Ela e o advogado tentam localizar os bichos para recuperá-los. Outros dois cachorros, da raça bulldog, não foram levados e estão com a filha da tutora.
Segundo Diego Assis, a mulher prestará uma queixa na polícia na sexta-feira (8), porque tem medo de ter a casa invadida novamente. Além disso, ele pretende acionar o Ministério Público para que as supostas protetoras respondam por invasão de propriedade, denúncias caluniosas e furto.
O advogado também contou que já está movendo processos contra três influenciadoras digitais, que reverberaram a situação nas redes sociais, por danos morais.
Fonte: G1