Deputado apresenta projeto de lei que proíbe o uso de animais em circos em GO

Deputado apresenta projeto de lei que proíbe o uso de animais em circos em GO

GO circos PLtimthumb

O deputado Mauro Rubem (PT-GO) – presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás – apresentou no dia 8 de outubro, o projeto de lei que proíbe a utilização de animais de qualquer espécie em circos ou estabelecimentos similares em todo o território do Estado de Goiás.

Para Mauro Rubem, o foco principal é a busca pela valorização e a proteção da vida dos animais. “Temos que garantir a proteção dos animais que sofrem maus-tratos, exploração, abandono, além de coibir o uso deles como atração”, destacou.

O texto sugere que se os estabelecimentos forem flagrados cometendo este tipo de prática receberão multa de até R$ 5 mil por dia de descumprimento da norma. Além da punição financeira, serão ainda aplicadas medidas como a apreensão do/s animal/is e a proibição de prática de qualquer espetáculo por até cinco anos.

“Os animais em circos e ambientes similares vivem confinados e acorrentados em pequenas jaulas, sem a mínima condição de higiene. Há diversos casos de espancamentos com barras de ferro, pedaços de pau, além dos animais serem submetidos a choques elétricos. É preciso que isso acabe e que as companhias com atrações neste segmento repensem na forma como utilizam os animais que temos na natureza”, reforçou Mauro Rubem.

Veja a íntegra do projeto clicando aqui.

Fonte: Assessoria do deputado

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.