Deputado barra PL sobre Educação Humanitária que incentiva crianças a não comerem carne em MT

Deputado barra PL sobre Educação Humanitária que incentiva crianças a não comerem carne em MT
Foto: Ilustração/Assessoria

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) se posicionou contra o projeto proposto pelo deputado petista Valdir Barranco, de implantação da chamada “Educação Humanitária” nas escolas públicas de Mato Grosso.

A proposta, em seu objetivo principal, prevê o incentivo às crianças a não comerem carne, uma que vez que a ideologia prega a “igualdade entre pessoas humanas e não-humanas”.

A Educação Humanitária surgiu por volta de 1860, nos Estados Unidos, a partir do esforço das instituições ligadas à proteção animal, especialmente para estimular a empatia pelos animais. Depois, se espalhou para atuação com relação ao meio ambiente, mídia e cultura.

O trabalho da proposta educativa humanitária se dividiu e a principal vertente inclui a compaixão aos animais “explorados” para comida, vestuário, entretenimento ou pesquisas.

Cláudio Ferreira explica que a proposta não é pedagógica, mas, sim, ideológica e visa a promover o boicote ao consumo de carne por parte das crianças. Isso porque, no campo da alimentação, os estudantes seriam levados a pensar em todo o processo pelo qual a carne de um animal passou para chegar até o prato da pessoa.

O parlamentar pontua que essa ideologia não tem um ponto de vista bem-estarista com relação aos animais. Isso quer dizer que, se um animal for bem tratado, poderia ser morto para alimentação.

“Mas não é isso que a Educação Humanitária prevê, e sim uma liberdade aos animais sob o preceito de que todos os seres vivos têm direito de viver. Essa proposta iguala animais e seres humanos”, critica Cláudio. “Além disso, é muito irônico a esquerda defender a vida, mas quando se trata do aborto, do assassinato de bebês, o posicionamento é a favor da morte”, complementou.

Segundo o deputado, além de ser um absurdo do ponto de vista moral, a ideologia também é prejudicial à economia e ao agronegócio.

Relator na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da ALMT, Cláudio Ferreira apresentou um parecer contrário ao projeto, o que foi acompanhado pelos demais membros da comissão, à exceção de Barranco, em sessão nesta terça-feira (21).

O tema será novamente debatido em plenário durante nova votação pelos parlamentares.

Fonte: O Bom da Notícia


Nota do Olhar Animal: É uma grande hipocrisia do deputado Cláudio Ferreira (PTB) tratar um projeto que incentiva o não consumo de carne, a compaixão e o respeito à vida  como “ideológico” e, por outro lado, considerar que as ações que incentivam (e impõe como punica opção) a matança de animais como sendo “pedagógicas”. O aspecto bom da notícia é que parece que, finalmente, os porta-vozes e defensores do agronegócio parecem ter entendido a diferença entre bem-estarismo – um conveniente aliado deles, e a incomoda e transformadora abolição da exploração animal, um avanço civilizacional que eles não desejam por ferir seus interesses econômicos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.