Desaparecimento de cães é real e já está sendo monitorado pela Vigilância Ambiental em Umuarama, PR

Desde a última quarta-feira, 2, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) – que congrega as equipes de Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária – tem monitorado o desaparecimento de animais domésticos no centro e bairros de Umuarama

Segundo o órgão, uma pessoa com um veículo Ford Belina (ou VW Variant) de cor cinza, usando o nome da Prefeitura e da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais), estaria recolhendo e desaparecendo com animais soltos nas ruas.

Várias ocorrências foram comunicadas. Segundo a Vigilância Ambiental, a pessoa atrairia esses animais – geralmente cachorros – para dentro do carro e depois daria um fim nos bichos. O agente ambiental Gilberto Aguiar afirmou, em uma rede social, que a atitude é lamentável.

“Desde a madrugada de quinta-feira, 3, estou acordado rodando e monitorando, principalmente com veículo próprio, essa ‘pessoa’ (…) pela capacidade de fazer o que está fazendo”, postou ele, se dizendo “cansado e desanimado com as capacidades humanas”.

O desaparecimento de animais começou a ser notado inicialmente no centro de Umuarama, mas depois foi percebido também nos bairros. Até animais que possuem donos, mas que passam um tempo na rua, estão sumindo. O caso já foi parar na Polícia Civil e no Ministério Público. A orientação é que caso a população observe o veículo suspeito denuncie para a polícia.

A presidente da Saau, Ana Polaquini, denunciou à imprensa o desaparecimento de cachorros de rua em grande escala e o envenenamento de muitos gatos, situação registrada com maior frequência há cerca de uma semana. “Em vários pontos da cidade monitoramos os cães de rua, que são tratados com água e comida por vizinhos. Não trazemos todos para a Saau por falta de espaço, mas quando algum deles apresenta alguma doença, ferimento, nós buscamos e tratamos. E esses animais desapareceram nos últimos dias. Em alguns lugares não tem mais nenhum cachorro”, afirmou a presidente da entidade em um site de notícias local.

De acordo com supostas vítimas, as suspeitas recaem sobre um homem com cerca de 45 anos, de pele morena e bem articulado, utilizando um veículo de cor cinza. A Saau registrou a ocorrência na 7ª Subdivisão Policial e quem perceber algum suspeito deve denunciar pelos fones (44) 3621-2650 (Polícia Civil), 3622-5868 (PM) ou ainda à Guarda Municipal (pelo 3906-1111).

Fonte: Ilustrado

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *