Desaparecimento de cão deixado em hotel para pets completa um mês: ‘Quero trazer ele de volta para a casa’

Desaparecimento de cão deixado em hotel para pets completa um mês: ‘Quero trazer ele de volta para a casa’
Sombra está desaparecido desde o dia 15 de setembro em Jundiaí — Foto: Arquivo pessoal

O desaparecimento do cão Sombra, da raça canne corso, completa um mês neste sábado (14). O animal sumiu após ser deixado em um hotel para pets em Jundiaí (SP). Uma câmera de segurança mostrou o cão caminhando pelas ruas em frente ao estabelecimento.

Sombra desapareceu no dia 14 de setembro, um dia após ser deixado no hotel, mas os tutores só foram comunicados no dia seguinte. Desde então, a família de Luiz Sasso, um dos tutores de Sombra, se reveza para procurar pelo pet pela região do Jardim Santa Gertrudes, onde ele desapareceu.

“Foi um impacto muito forte para todos. Isso desmontou a gente. Em um primeiro momento, a nossa fuga foi buscar por todos aqueles que conhecíamos na região para eles já acionarem todo mundo para fazerem as buscas. Foi quando a gente começou. Foi todo o início dessa jornada”, relembra o tutor do cão, Luiz Sasso.

VÍDEO: Desaparecimento de cão deixado em hotel para pets completa um mês

A família registrou um boletim de ocorrência pela internet. Segundo o delegado Paulo Sérgio Martins, que investiga o caso, os donos do hotel foram intimados novamente para prestarem depoimento na delegacia na próxima segunda-feira (16).

“Nós vamos ouvir os proprietários, quem trabalhava lá, que parece que são parentes da proprietária. posteriormente, nós vamos conversar com o pessoal que fez algumas buscas para ajudar o tutor do Sombra, o senhor Luiz, e também os funcionários da instituição”, explica.

Hotel multado

A Prefeitura de Jundiaí, por meio das equipes da Divisão de Fiscalização do Comércio e da Guarda Municipal (GM), autuou o hotel no dia 22 de setembro por desobediência à interdição executada em 10 de março de 2023. A multa tem o valor de R$ 5.318,50.

A prefeitura informou que iria registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil por descumprimento à interdição das atividades de guarda, higiene e embelezamento de animais domésticos.

Não deveria funcionar

O hotel estava interditado desde março deste ano e não deveria funcionar. Além disso, o estabelecimento teve a inscrição municipal cassada em 2021, segundo a prefeitura.

Adriana, tutora de Sombra, estava no exterior quando o cão desapareceu — Foto: Arquivo pessoal
Adriana, tutora de Sombra, estava no exterior quando o cão desapareceu — Foto: Arquivo pessoal

O Executivo explicou que a cassação da inscrição municipal do Hotel FeliciDog Pet foi feita no dia 11 de janeiro de 2021, pois as atividades desenvolvidas no local eram divergentes das que estavam na licença concedida.

A interdição das atividades de guarda, higiene e embelezamento de animais domésticos foi feita no dia 10 de março deste ano.

O advogado do hotel, Roberto Daros, diz que o sombra quebrou o portão do canil e fugiu. “À noite, segundo os meus clientes, o Sombra apresentou certo nervosismo. Pela manhã, o Sombra já não estava mais no hotel. Já de imediato os proprietários começaram a empreender diligências na região, contrataram uma empresa de faro animal que tentou a localização nas imediações, cidades vizinhas e não conseguiu.”

VÍDEO: Vídeo mostra cão caminhando pelas ruas em frente a hotel de onde desapareceu em Jundiaí.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que Sombra caminha pelas ruas em frente ao estabelecimento, na noite em que desapareceu.

Nas imagens, é possível ver que o cão anda pelas calçadas e interage com outros cachorros que passam pela rua até sumir do alcance da câmera de segurança (assista acima).

Vídeo mostra cão caminhando pelas ruas em frente a hotel de onde desapareceu em Jundiaí (SP) — Foto: Reprodução
Vídeo mostra cão caminhando pelas ruas em frente a hotel de onde desapareceu em Jundiaí (SP) — Foto: Reprodução

Luiz diz que acredita realmente ser o animal no vídeo, mas que ainda não teve acesso às imagens do circuito interno do hotel. O advogado do hotel alega que os proprietários vão entregar o DVD com as imagens para a polícia.

A família já recebeu diversas informações falsas sobre o paradeiro dele. “Eu quero encontrar o Sombra. Trazer ele de volta para a casa, de volta para o lar”, finaliza.

Cão desaparece após ser deixado em hotel para pets em Jundiaí — Foto: Arquivo pessoal
Cão desaparece após ser deixado em hotel para pets em Jundiaí — Foto: Arquivo pessoal

Segundo caso no mesmo hotel

Casal fez buscas por cadela que sumiu ao ser deixada em hotel para pets — Foto: Arquivo pessoal
Casal fez buscas por cadela que sumiu ao ser deixada em hotel para pets — Foto: Arquivo pessoal

Em outubro de 2020, o desaparecimento da cadela Kyra, da raça american bully, mobilizou moradores da região. Kyra desapareceu após ser deixada no mesmo hotel que Sombra e nunca mais foi encontrada.

Segundo Elaine Passarin, tutora de Kyra, a família também registrou um boletim de ocorrência. Na época, ela foi informada pelo dono do hotel de que a cadela teria escapado e fugido durante um assalto.

“O dono disse que saiu à noite e contou que, quando voltou, chegaram dois assaltantes e enquadraram ele no portão e, nesse momento do assalto, a Kyra teria escapado. Ele só avisou no dia seguinte sobre o que aconteceu. Passamos o Dia das Crianças procurando ela, é como uma filha. Nas imagens das câmeras de segurança não mostra nada do que ele [dono do hotel] nos contou”, explicou.

Kyra já estava acostumada a ficar no hotel em que Elaine e o marido, Ricardo Trentino, a deixavam, no bairro Jardim Santa Gertrudes.

O caso gerou comoção na cidade e nas redes sociais, com quase dois mil compartilhamentos sobre o desaparecimento. Dias após o caso, moradores fizeram uma manifestação em frente ao hotel onde Kyra sumiu.

Moradores fizeram uma manifestação em frente ao hotel onde Kyra ficou — Foto: Arquivo pessoal
Moradores fizeram uma manifestação em frente ao hotel onde Kyra ficou — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.