Desastre: milhares de peixes aparecem mortos em canal na Barra da Tijuca, no Rio

Desastre: milhares de peixes aparecem mortos em canal na Barra da Tijuca, no Rio
@Rafael Loreto Fernandes/wikimedia

Milhares de peixes apareceram mortos no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira. Às margens das águas é possível ver os animais, que já apresentam forte mau cheiro. Uma das causas para a alta mortandade é a quantidade de esgoto que foi levado pelas chuvas dos últimos dias para o canal e o sistema lagunar da região.

As altas temperaturas do verão contribuem para a decomposição do esgoto nas águas, o que “rouba” o oxigênio, provocando asfixia dos peixes. A época de maré alta ainda contribui para dificultar o escoamento.

Na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, no Condomínio Parque Das Rosas, na Barra da Tijuca, que margeia o canal de Marapendi, os peixes mortos atraíam curiosos que praticavam exercícios ou passavam pelo local. Muitos tiraram fotos. Ao se preparar para a aula de canoagem, que faz no canal diariamente há um ano, Mauro Freire contou que é a primeira mortandade que constatou de dentro da água.

— A gente vê muita poluição na lagoa. Em alguns lugares por que passamos com a canoa, há um cheiro de esgoto muito forte. Até a coloração da água muda — relatou Mário.

Também praticante de canoagem, Maurício Rebouças tirou peixes do caminho para conseguir entrar na água:

— Vamos tentar ir até ali na frente prendendo a respiração — brincou.

Fonte: O Globo via greenMe

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.